Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 10-11-2008

SECÇÃO: Concelho em acção

Enquanto assavam as castanhas jogou-se a malha
Enquanto assavam as castanhas jogou-se a malha
CAVEZ
ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DE MOIMENTA PROMOVE MAGUSTO ABERTO A TODA A COMUNIDADE

A tarde do passado dia 9 de Novembro foi dia de festa para a população de Moimenta, desta freguesia. Com efeito, a Associação local, de cognome “Os Lagarteiros”, proporcionou a todos os que quiseram participar, uma tarde de convívio, onde não faltaram jogos tradicionais, as boas castanhas assadas e fêveras, acompanhadas com pão de broa caseiro e o vinho, esse prodigioso néctar, produto da terra, sinónimo de qualidade.
Todo este enquadramento festivo se desenvolveu no recinto da antiga Escola Primária. A presença amiga do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto e de uma numerosa equipa do seu Gabinete, deixavam transparecer uma perfeita colaboração e coexistência entre as duas entidades, a Câmara Municipal e a Associação. A ideia, referiram, é traduzir num melhor aproveitamento o edifício da antiga escola, com dois andares, para iniciativas de carácter associativo a social, pondo-o ao serviço da comunidade. Foi o que aconteceu naquela tarde. Enquanto uns, no exterior, minimizavam o frio em exercícios físicos nos jogos tradicionais, como "a malha", outros, saltavam sobre a enorme fogueira, por entre o cheiro das fêveras e das castanhas a estalar. Entretanto, no interior, assistia-se à azáfama das mulheres na preparação das mesas e organização do repasto. Horas depois, quando sol de Outono já se debruçava sobre a encosta, a maior sala do edifício encheu-se, tornando-se pequena para albergar tanta gente! As concertinas vieram mais tarde, a rasgar as vozes e a abrir os bailaricos, com pares espontâneos e indiferenciados, a transbordar muita alegria animação que só a noite esmoreceu.
A festa foi animada ao toque das concertinas
A festa foi animada ao toque das concertinas

LJ.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.