Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2008

SECÇÃO: Informação

Freguesia de Refojos já tem brasão

foto
Foi publicado no Diário da República de 30 de Junho de 2008, o brasão da freguesia de Refojos, sede do concelho de Cabeceiras de Basto. Uma pretensão antiga, há muito ansiada, mas só agora concretizada, em virtude de se tratar de um processo moroso, sujeito à apreciação de várias entidades.
Assim, pela mão do Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Alves, foi tornada pública a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da freguesia de Refojos de Basto. Este brasão teve em conta o parecer da Comissão Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses, datado de 22 de Novembro de 2005, que uma vez executado, foi aprovado sob proposta da Junta de Freguesia na sessão da Assembleia de Freguesia, em 28 de Abril de 2008.
foto
Ultrapassadas todas as formalidades legais que a criação e a publicação de um brasão implica, damos à estampa a descrição do mesmo.
Brasão: Escudo de vermelho, com leão de ouro empunhado uma espada de lâmina flamejante do mesmo, dentro de dupla orla de troncos de vide, folhados e contra folhados de parras, tudo em prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro:”Refojos de Basto”.
Bandeira: esquartelada de amarelo e vermelho. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda “Junta de Freguesia de Refojos de Basto – Cabeceiras de Basto”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.