Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-10-2008

SECÇÃO: Política

JOAQUIM BARRETO CANDIDATO À FEDERAÇÃO DISTRITAL DO PS

Decorrem no dia 24 de Outubro, as eleições para a Federação Distrital do Partido Socialista. Joaquim Barreto, actual líder do PS/Braga, foi exortado a recandidatar-se ao cargo reunindo para o efeito o apoio de onze concelhias, bem como da presidente da Mulheres Socialistas e do Presidente da Federação da Juventude Socialista do distrito.

Joaquim Barreto líder do PS Braga
Joaquim Barreto líder do PS Braga
Uma candidatura que reune o consenso dos principais responsáveis rosa que alegam tratar-se de uma pessoa disponível, incansável e dedicada à causa socialista, respeitador dos princípios basilares da política democrática e cujo trabalho realizado e os resultados alcançados constituem por si só, o aval mais que suficiente para um novo mandato.
Joaquim Barreto, encabeça assim, uma lista única que promete ser «força de mudança» na construção de uma sociedade mais desenvolvida, mais livre, mais fraterna e solidária que contará com todos os militantes que queiram partilhar, aceitar e defender os desafios, sobre os quais se propõe lutar na moção que irá apresentar no congresso distriral, agendado para o próximo dia 8 de Novembro, na Póvoa de Lanhoso.

Fortalecer o PS e enfrentar novos desafios

São vários os desafios que se colocam ao PS, a curto e a médio prazo, em Portugal e no distrito. Consciente dos mesmos, o dirigente, que é também Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, apresentou na sede da Federação, no início de Outubro, as linhas de orientação para a sua recandidatura. Neste âmbito, Joaquim Barreto informou os militantes que serão «desenvolvidos esforços no sentido de manter a nossa estrutura distrital preparada em termos organizacionais para as respostas e diferentes batalhas políticas que se avizinham», realçando a importância de uma Federação próxima das estruturas concelhias, JS e Mulheres Socialistas, por forma a corresponder às suas expectativas. Fortalecer o PS através da promoção de novas filiações; promover a participação da sociedade civil no debate de assuntos de interesse para o distrito, chamando a essa participação todos aqueles que de alguma forma se revejam na defesa dos valores da solidariedade, da liberdade, do desenvolvimento e da coesão social; respeitar a autonomia das diferentes estruturas partidárias, constituem algumas das linhas orientadoras desta candidatura que tal como referido quer ser a força da mudança e participar activamente no processo de modernização do distrito e do país.
O líder do PS fez ainda referência às eleições a realizar no próximo ano, para o Parlamento Europeu, Legislativas e Autárquicas, apelando à participação de todos e reafirmando a presença da Federação no trabalho de preparação, na definição de estratégias, na procura de meios e na mobilização das pessoas.

Regionalização, um passo importante para um desenvolvimento mais equilibrado

Joaquim Barreto, que nos últimos dias percorreu todas as concelhias do distrito, apresentando as suas ideias e propostas, defendeu ainda a regionalização como decisiva para um desenvolvimento mais equilibrado. Referiu ainda os efeitos negativos que a globalização tem tido em muitos portugueses, motivo pela qual este dirigente informou que pretende acompanhar o relaçamento de programas específicos que incentivem o desenvolvimento de sub-regiões como o Ave e o Cávado, dizendo a propósito que a «solidariedade para com os mais frágeis e discriminados é uma marca que distingue a acção do PS». Outro dos desafios da Federação é a reorganização dos serviços da administração pública, assumindo-se a implantação da regionalização como decisiva para a promoção de um modelo mais equilibrado de desenvolvimento do território. Neste pressuposto, a Federação defenderá um modelo de 5 regiões administrativas e participará activamente no processo de referendo. O líder do PS terminou, realçando a importância a dar à implementação do QREN e à dinâmica de reformas que o Governo tem em curso, que esta Federação continuará a apoiar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.