Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-09-2008

SECÇÃO: Reportagem

Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas inaugurou
32ª AGRO-BASTO – Exposição/feira de actividades económicas de Basto

A Agro-Basto – 32ª Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto, abriu ao público no dia 25 de Setembro, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Dr. Ascenso Simões. Acompanhado pelos Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, autarcas, autoridades locais e demais convidados, o membro do Governo visitou o certame onde participaram mais de uma centena de expositores.
Uma iniciativa importantíssima para a região que é também uma criação do Engº. Joaquim Barreto, que esteve na génese deste certame e cuja realização tem ao longo dos anos procurado adaptar-se às novas realidades sócio-económicas. Na ocasião, o Secretário de Estado não quis deixar de render homenagem a este autarca e ao trabalho que tem feito em prol do desenvolvimento rural, contrariando as dificuldades de outrora e projectando o concelho no contexto nacional.

A doçaria integrou o certame
A doçaria integrou o certame
Desenvolvimento rural, no qual é preciso continuar a apostar já que existem cerca de quatro milhões de euros para aplicar no território e nas suas gentes, disse. Referiu ainda, que este tipo de iniciativas têm que ser promovidas, por forma a incentivar o desenvolvimento em várias frentes, seja no sector florestal com a criação das ZIP, no aproveitamento da biomassa florestal apostando claramente nas energias renováveis, seja na promoção e valorização dos produtos locais, na inovação, procurando assim, valorizar as múltiplas potencialidades da floresta e rentabilizá-las em prol do desenvolvimento, objectivos estes, presentes na reforma que o Ministério tem em curso.
Por sua vez, o Presidente da edilidade, Engº Joaquim Barreto, agradeceu as palavras proferidas, referindo, a propósito que estamos atentos e que queremos intervir apoiando as associações, os conselhos directivos de baldios e as instituições que querem colaborar e acompanhar as políticas de desenvolvimento. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal registou ainda, com agrado, a ligação que se pretende entre o meio florestal e o desenvolvimento rural, facto que nos permitirá fixar as pessoas nas aldeias, combater a desertificação, reflorestar o território, aumentar a presença humana na floresta e desta forma contribuir para a redução dos incêndios e para ponteciar este sector colocando-o ao serviço da riqueza de Portugal.

Secretário de Estado e Desenvolvimento Rural e Florestal e Presidente da Câmara visitaram os expositores da Agro-Basto
Secretário de Estado e Desenvolvimento Rural e Florestal e Presidente da Câmara visitaram os expositores da Agro-Basto
Montra privilegiada para a promoção dos produtos locais

No que respeita à Agrobasto, disse que este certame é uma montra privilegiada para a promoção dos produtos locais, especialmente das carnes das raças autóctones, do turismo ambiental, da gastronomia e do artesanato e que representa um momento de afirmação das capacidades e potencialidades desta região, cuja dinâmica tem sido ao longo dos anos um instrumento impulsionador da coesão destas terras e do desenvolvimento integrado da economia regional. Na ocasião o autarca reforçou a importância desta mostra/feira das actividades económicas de Basto, onde os expositores podem também criar uma rede de informação, procurando valorizar aquilo que são os diferentes produtos artesanais. Por fim, reafirmou a importância da ruralidade como sinónimo de riqueza, assente numa estratégia sustentável, equilibrada e integrada que permite desenvolver o concelho em todos os sectores.
Sublinhe-se que a Agro-Basto ocupa uma área de 6000m2 e distribui-se pelo espaço coberto do pavilhão multiusos e ainda uma área ao ar livre, onde estão instalados os stands das máquinas, alfaias agrícolas, veículos automóveis e espaços de exposição pecuária e da fauna da região.
Com um programa de animação sócio-cultural diversificado, este certame encerrou a 29 de Setembro, em Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.