Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-09-2008

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto vive Semana da Mobilidade

Sob o lema «Ar puro para todos», a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto assinalou de 16 a 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade, no âmbito da qual programou várias actividades de sensibilização e informação.
A abertura formal desta iniciativa aconteceu no dia 16 de Setmebro, na Praça da República, local onde dezenas de crianças do primeiro ciclo do ensino básico de Refojos, participaram em acções de sensibilização e em atelier’s de expressão plástica, procedendo no final à libertação de balões com mensagens alusivas ao ambiente e à necessidade da sua preservação.

Dezenas de crianças participaram na Praça da República em actividade lúdica
Dezenas de crianças participaram na Praça da República em actividade lúdica
Esta acção simbólica, na qual estiveram presentes os vereadores Dr. Jorge Machado e Profª Stela Monteiro, professores e alunos, teve como objectivo demonstar a preocupação da Autarquia em promover a melhoria do ambiente e da qualidade de vida das pessoas do concelho.
Através da mudança de atitudes, de comportamentos menos poluentes e a apresentação de alternativas sustentáveis, o Município pretende igualmente demonstrar que é possível contribuir para atenuar os índices de poluição que vêm sendo registados.
Encorajar comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável; consciencializar os cidadãos para a importância ambiental; proporcionar à população alternativas ao uso do automóvel; proporcionar aos cidadãos uma visão diferente do Município, através da redescoberta do concelho, dos habitantes e seu património, num ambiente mais saudável e agradável, constituem alguns dos objectivos inerentes à adesão a esta iniciativa com abrangência europeia.
As actividades desenvolvidas em Cabeceiras de Basto durante a Semana Europeia da Mobilidade, dirigiram-se directamente às camadas mais jovens, mas também à população geral. Do plano definido fizeram parte actividades de sensibilização para a temática em questão, com o recurso a Ateliers diversos, em que os mais jovens foram os actores principais: os alunos do primeiro ciclo elaboraram trabalhos subordinados ao tema “O Ambiente Somos Nós”; espaço ainda para dinamização de um Atelier de Educação Ambiental na Escola Fixa de Trânsito”. Das actividades dirigidas à população geral, destacaram-se as acções de sensibilização realizadas pelas crianças e jovens junto dos mais velhos, através da realização de um Atelier de Expressão Plástica “Balões ao Ar”, bemcomo de uma campanha de sensibilização subordinada ao tema “Ar Puro para Todos”.Durante a Semana da Mobilidade foram ainda promovidas visitas de bicicletas ao Centro de Educação Ambiental, neste concelho, bem como interdita, a circulação de carros na Alameda Camilo Castelo Branco entre os dias 20 a 22 de Setembro e numa faixa de rodagem da Rua Fonte de S. João, no dia 21 de Setembro.
Esta Campanha encerrou no dia 22 de Setembro com a distribuição do panfleto oficial da Semana, feita pelos jovens do Projecto Basto Jovem que para o efeito se deslocam de bicicleta, como forma de alertar para outras formas de mobilidade. Esta Semana da Mobilidade, terminará com a realização de uma Conferência subordinada ao tema “Transportes para um Desenvolvimento Sustentável”, a realizar no último trimestre do ano.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.