Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 29-09-2008

SECÇÃO: Informação

Novo Ano Escolar está aí… Jardins de Infância e escolas abrem portas às crianças

O nosso concelho não fugiu à regra, e recomeçou o bulício e a azáfama próprias de (re)início das actividades pedagógicas. A integração dos alunos da Escola E.B. 1 de Painzela, que foram recebidos numa nova sala, construída para o efeito na Escola E.B. 1 de Refojos, na sede da vila, foi um dos actos a assinalar neste início de ano lectivo. A ampliação da Escola do Ensino Básico de primeiro ciclo de Refojos, que já no ano transacto sofrera alterações em virtude de receber outros alunos das freguesias de Abadim, Outeiro e Cabeceiras de Basto, representa um investimento de cerca de nove mil euros e visa criar mais e melhores condições de ensino.
O reordenamento escolar do concelho resulta da implementação da Carta Educativa, documento este que tem por base um diagnóstico dos principais problemas educativos do concelho e que envolveu vários agentes ligados ao sector da educação tais como, autarcas, associações de pais, representantes dos ensinos pré-escolar e básico público, Direcção Regional de Educação do Norte, Juntas de Freguesia, instituições de solidariedade social, serviços públicos de saúde, serviços de Segurança Social, serviços de Emprego e Formação Profissional, das forças de segurança, entre outros. No âmbito do referido documento, os estabelecimentos escolares funcionam integrados em territórios educativos, de forma articulada, com o objectivo de atenuar aspectos negativos do isolamento em que se encontravam algumas das escolas do concelho.

... na hora da refeição
... na hora da refeição

Acção Social Escolar
Actividade física e desportiva
Actividade física e desportiva

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, num projecto transversal e ao abrigo do novo modelo de Acção Social Escolar dirigido a todas as crianças do concelho, vai permitir, este ano lectivo, que cerca de 800 alunos do primeiro ciclo e pré-escolar beneficiem de apoio nas refeições. Aliás, como forma de assegurar a prestação de um serviço de refeições nos estabelecimentos de ensino de forma estruturada e equilibrada e no sentido de proporcionar às crianças uma alimentação mais adequada, contribuindo, ao mesmo tempo, para melhorar as condições de sucesso escolar, a Câmara Municipal aprovou a atribuição destes apoios financeiros.

Expressão Plástica
Expressão Plástica
Transportes Escolares

Paralelamente, e com o objectivo de possibilitar a deslocação dos estudantes para os seus locais de ensino, a autarquia cabeceirense tem assegurado a oferta de transporte dos alunos do ensino básico e secundário. Assim, a Câmara Municipal assegura e comparticipa o transporte dos alunos que frequentam o ensino obrigatório e comparticipa a 50% o transporte dos alunos que frequentam o não obrigatório. Um esforço financeiro avultado que abrange cerca de 1350 alunos e que é levado a cabo no sentido de assegurar o acesso à educação, independentemente do local onde habitam ou da sua situação socioeconómica.
Autarcas visitaram obras na EB 1 de Refojos
Autarcas visitaram obras na EB 1 de Refojos

Prolongamento de Horário e AEC’s

A Câmara Municipal possibilita ainda a todos aos alunos do ensino pré-escolar dos Jardins de Infância de Refojos, Alvite, Ferreirinha, Cavez, Arco de Baúlhe e Olela / Basto a oferta de prolongamento de horário, para o que contratou oito educadoras e uma auxiliar, bem como a frequência de actividades de enriquecimento curricular a oitocentos e quarenta e dois alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico, podendo usufruir de sessões de Expressão Plástica, Inglês, Música e Desporto, actividades estas asseguradas por 21 professores.
A educação e a qualificação dos cidadãos constituem um pilar fundamental no desenvolvimento de qualquer país ou comunidade. Neste sentido, a implementação de políticas activas de apoio à educação são cruciais para a consolidação da democracia e para o desenvolvimento transversal e sustentado.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.