Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2008

SECÇÃO: Informação

Cabeceirenses convivem na Quinta da Malafaia

Divididos em dois grupos, cerca de mil e setecentos cabeceirenses deslocaram-se no dia 30 de Agosto, à Quinta da Malafaia, para mais uma jornada de convívio e grande animação.
Pela manhã, partiu o primeiro grupo, maioritariamente constituído por seniores, em direcção ao Santuário de Santa Lúzia, em Viana do Castelo, onde centenas de pessoas assistiram à eucaristia. Uma vez terminada, os cabeceirenses partiram para Esposende, tendo em vista participar no arraial minhoto, que iniciou com um farto almoço, seguido de uma tarde cheia de espectáculos. Folclore, gigantones, teatro de revista, cantares ao desafio, entre outras, actividades, proporcionaram momentos de grande animação.

Um dia diferente para centenas de cabeceirenses
Um dia diferente para centenas de cabeceirenses
Promovido, de alguns anos a esta parte, pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o passeio anual à Quinta da Malafaia, cuja organização contou com o apoio das empresas municipais EMUNIBASTO e Basto Solidário, assim como das Juntas de Freguesia, é uma iniciativa que visa proporcionar à população concelhia momentos de convívio e de lazer. De referir que, no caso dos mais idosos, esta ser uma forma de combater o isolamento e a exclusão a que por vezes se encontram votados, servindo igualmente, para reencontrar amigos e por a conversa em dia.
No Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo
No Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo
Uma iniciativa que satisfez os objectivos da organização, quer pela adesão registada, quer pela alegria estampada nos rostos das centenas de pessoas que ali se divertiram e passaram bons momentos. O regresso dos vinte e cinco autocarros ocorreu ao final da tarde, que uma vez chegados a Cabeceiras de Basto, “carregaram” o segundo grupo, desta feita, maioritariamente constituido por jovens e pessoas em idade activa.

Arraial Minhoto animado

Os autocarros partiram assim, em direcção a este afamado arraial minhoto, onde os esparava uma jornada de grande folia. A festa prolongou-se pela noite dentro ao som do folclore e de música diversificada, animando todos os presentes.
Os jovens participaram com grande alegria, no Arraial Minhoto
Os jovens participaram com grande alegria, no Arraial Minhoto
Ao promover este tipo de eventos, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, procura envolver a comunidade e contribuir para o desenvolimento harmonioso, integrado e solidário do concelho, onde a prioridade é o bem estar das pessoas que residem nestas terras.
Esta iniciativa contou ainda, tal como vem sucedendo nos anos anteriores, com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, que acompanhou a jornada.
Uma união de esforços entre autarquias, população e entidades locais, de que resulta um balaço positivo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.