Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 08-09-2008

SECÇÃO: Espaço Europeu

Concurso para jovens tradutores

As escolas secundárias da União Europeia podem desde o dia 1 de Setembro inscrever-se na segunda edição do concurso Juvenes Translatores. Lançado pela Comissão Europeia pela primeira vez em 2007 para promover a aprendizagem de línguas e a tradução, o concurso vai envolver 24 escolas portuguesas (o número tem na base o número de votos de que o Estado-Membro dispõe no Conselho da União Europeia multiplicado por dois).

foto
As inscrições podem ser feitas até ao dia 20 de Outubro, devendo as escolas preencher um formulário disponível no sítio web do concurso (http://ec.europa.eu/translatores). No final do período de inscrições, será seleccionado aleatoriamente um conjunto de escolas de cada Estado Membro. No total, serão seleccionados 690 escolas e 2 760 alunos.
No dia do concurso - a 27 de Novembro - os alunos das escolas seleccionadas terão que traduzir um pequeno texto, simultaneamente em todos os Estados-Membros da EU. A escolha é livre entre as 23 línguas oficiais da UE (por exemplo, de português para italiano ou de grego para finlandês). As traduções serão avaliadas por tradutores profissionais da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia e o júri do concurso escolherá a melhor tradução de cada Estado-Membro. Os 27 vencedores serão anunciados em Janeiro de 2009. Para mais informações sobre o concurso: http://ec.europa.eu/translatores

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.