Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-08-2008

SECÇÃO: Informação

Festa das Comunidades e dos Produtos Locais encerrou com balanço positivo

A Festa das Comunidades e dos Produtos Locais encerrou no dia 10 de Agosto, em Cabeceiras de Basto com uma Monumental Corrida de Toiros e uma Garraiada, espectáculos que registaram uma enchente de pessoas vindas de toda a região.

Autarcas concentrados na informação disponibilizada no stand de Neuville Sur Saône
Autarcas concentrados na informação disponibilizada no stand de Neuville Sur Saône
Ao longo de três dias, a Câmara Municipal e a Emunibasto, com o apoio da Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, promoveram um conjunto de acções que tiveram como principal objectivo proporcionar aos emigrantes cabeceirenses, que aqui se deslocam nesta época balnear de férias, o contacto com as suas raízes, os usos e costumes da sua terra natal.

Animação, Produtos
Locais e Gastronomia
A tourada registou enchente
A tourada registou enchente

A exposição e os espectáculos levados a cabo durante este evento trouxeram a Cabeceiras de Basto, um grande número de visitantes que daqui saíram satisfeitos e agradados com o que viram. Por outro lado, a divulgação da gastronomia local respectivamente, das raças autóctones, os doces, os vinhos verdes de Basto, aliados ao artesanato marcaram presença neste certame onde estiveram integradas outras actividades com expressão económica nestas terras de Basto. Presentes estiveram também, a Câmara de Neuville-Sûr-Saône apresentando as potencialidades daquela localidade francesa onde trabalha e reside um número significativo de portugueses naturais desta região Basto, bem como a Associação União Luso-Francesa Terras de Basto – Vale do Saône, ambas da região de Lyon. Também a Associação Portuguesa de Rives, de Grenoble, marcou presença expondo o trabalho e as actividades desenvolvidas pelos portugueses a residir naquelas localidade francesa, que desde Julho último está geminada com a freguesia de Refojos.
O certame apresentou mostra de produtos e animação diversificada
O certame apresentou mostra de produtos e animação diversificada
No decurso deste evento, festejou-se a comemoração de uma década de geminação estabelecida com o Município de Neuville-Sur-Saône, que a propósito deslocou a Cabeceiras de Basto uma comitiva de autarcas liderada pelo presidente Jean Claude Ollivier. Esta efeméride foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, que na ocasião reuniu com dirigentes das associações portuguesas de Lyon, registando os seus anseios e necessidades, participando também no encontro de emigrantes e procedendo ao descerramento de uma placa com o nome daquela localidade francesa que a partir de agora integra a toponímia local. A jornada terminou com um animado jantar convívio no multiusos do Mercado Municipal.

Festa da Juventude
foi um êxito

De destacar também, no Sábado, dia 9 de Agosto, a realização da terceira edição da Festa da Juventude, que atraiu aos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos numeroso público e se revelou mais um êxito.
Centenas de jovens vieram à festa
Centenas de jovens vieram à festa
Com esta edição da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, os artesãos e os produtores locais que se dedicam à transformação e conservação dos mais variados produtos genuínos agrícolas ou pecuários, puderam promover a sua venda, alargando, assim os resultados dos negócios, os quais já movimentam algumas dezenas de empresas familiares.
No entanto, os emigrantes que estão de férias na sua terra foram os principais alvos desta realização, que procurou estreitar laços fraternos e de afecto que ligam aqueles que trabalham no estrangeiro aos seus conterrâneos e às suas origens, objectivo este alcançado com pleno êxito.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.