Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-08-2008

SECÇÃO: Concelho em acção

GONDIÃES E VILAR DE CUNHAS
LONGOS DIAS DE VERÃO LEVAM O ALCATRÃO ÀS FREGUESIAS MAIS DISTANTES

Há já vários anos que, nas nossas edições de verão, trazemos a estas páginas notícias sobre pavimentações de caminhos nas freguesias mais serranas e mais distantes da sede do concelho, como são Riodouro, Gondiães e Vilar de Cunhas. A razão é muito simples: A Câmara Municipal programa sempre para o período estival, quando os dias são mais longos e de maior calor, as suas pavimentações nas freguesias de montanha e mais distantes, procurando deste modo aproveitar as condições climatéricas e rentabilizar melhor os seus recursos. Assim aconteceu este ano, ao longo dos meses de Julho e Agosto, durante os quais se pavimentou, nas freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas, uma área de 6. 550m2, o correspondente a uma extensão em caminhos de cerca de dois quilómetros.
GONDIÃES

O bom relacionamento existente entre a Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal tem permitido ao longo dos últimos anos a execução de trabalhos em parceria. A nível das pavimentações, a Junta de Freguesia tem comparticipado financeiramente a aquisição dos materiais inertes (brita, sarrisca, arreia e uma percentagem de mão-de-obra), com verbas provenientes da receita dos baldios, o que faz com que Gondiães disponha de uma maior fatia na distribuição do bolo pelas freguesias. Esta partilha regista-se também a nível local, com a distribuição do alcatrão pelos três aglomerados populacionais, mais importantes, a saber:

Estrada de Gondiães à Seara da freguesia de Salto/Montalegre

O extenso caminho que liga Gondiães à Seara
O extenso caminho que liga Gondiães à Seara

De acordo com a política definida pela Câmara Municipal, a qual mereceu a anuência dos autarcas da Junta de Freguesia, a prioridade, de momento, ao nível das pavimentações é concluir a ligação em alcatrão ao vizinho concelho de Montalegre, através da estrada da Seara, da Freguesia de Salto. Objectivo ambicioso, refira-se, dada a distância do percurso com cerca de cinco quilómetros, ladeado exclusivamente por terrenos baldios e florestais. Este empreendimento tem vindo a ser executado, ano a ano, por fases, cobrindo cada uma delas a extensão de cerca de seiscentos metros. Vai-se na quinta fase, pelo que tal objectivo já não está muito distante, estando já próximo da ribeira da Seixa, a um novo lanço para se alcançar o limite do Concelho de Cabeceiras de Basto.

No Samão

Pavimentado caminho de acesso à Associação - GAS

A velha quelha do Porto Rio, com cerca de trezentos metros de extensão, outrora simples caminho de servidão rural e no presente, exclusivo acesso à sede da Associação GAS, já se encontra pavimentada em alcatrão em toda a sua extensão. Esta pavimentação, executada durante o passado mês de Julho, possibilita agora o acesso normal de automóveis a um espaço que nos últimos nos se converteu num importante pólo de desenvolvimento associativo, cultural e desportivo,
Trata-se de um melhoramento que passou ao longo dos últimos anos por diversas fases, desde o seu alargamento e reconstrução de muros até à sua pavimentação final. Um melhoramento que, associado à construção do edifício da Sede, espelha a vontade, o querer e a persistência de um grupo de dirigentes associativos locais, uma verdadeira demonstração de bairrismo e amor à terra pelo qual conseguiram motivar os responsáveis autárquicos com vista à concretização de um sonho. Estão todos de parabéns!

Caminho do Torneiro ao Pondarado
Caminho do Torneiro ao Pondarado
No Torneiro

Neste pequeno lugar, que se situa nas margens do rio Bessa a cerca de cinco quilómetros da sede da Freguesia, foram pavimentados dois troços de caminhos antigos, numa área que abrange os cerca de mil metros quadrados. O primeiro situa-se, nas proximidades da Capela e do antigo lagar de azeite e o segundo, na saída do povoado em direcção ao Pondarado, local onde antigamente se atravessava o rio por uma ponte muito rudimentar, em direcção a Ribeira de Pena.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.