Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-07-2008

SECÇÃO: Cultura

Pela Câmara
CÂMARA APROVA CONSTRUÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DE REFOJOS

Os movimentos de terra para a construção do Centro Escolar já começaram
Os movimentos de terra para a construção do Centro Escolar já começaram
Sob a presidência do Eng. Joaquim Barreto, reuniu no dia 24 de Julho, o executivo municipal destacando-se, dos assuntos tratados, a aprovação, com os votos favoráveis dos vereadores do Partido Socialista e a abstenção do PSD, da adjudicação da construção do Centro Escolar de Refojos, na vila de Cabeceiras de Basto.
Trata-se de um equipamento de grande importância para a comunidade escolar cabeceirense, uma vez que vai dotar o concelho de uma escola moderna que proporcionará melhores condições de aprendizagem às nossas crianças e também melhores condições de docência.
Segundo informação divulgada, com o reordenamento escolar concelhio em marcha, previsto na Carta Educativa aprovada pela Assembleia Municipal e homologada pelo Ministério da Educação, torna-se necessária a construção deste edifício no maior Agrupamento de Escolas do concelho, para que os alunos em geral e particularmente todos os que serão deslocados de outras localidades, no âmbito da implementação da referida Carta, possam ser acolhidos com todas as condições.
foto
Este Centro Escolar integrado possui quatro salas para o ensino pré-escolar e 18 salas para o 1º ciclo do ensino básico e situar-se-á junto à EB 2,3, à Central de Camionagem, à Piscina e Pavilhão Gimnodesportivo Municipais. Como facilmente se depreende uma óptima localização tendo em conta a proximidade de outros equipamentos úteis ao desenvolvimento da actividade lectiva.
O facto da aprovação deste equipamento tão importante para o nosso concelho não ter merecido a votação unânime de toda a Câmara Municipal causou alguma estranheza já que esta posição acabou por não ser esclarecida no decorrer da reunião do executivo.
foto
De referir que o encerramento de escolas com número de alunos reduzido, tem sido, em Cabeceiras de Basto, um processo compreendido pela maioria da população, em especial pelos pais e encarregados de educação que querem, naturalmente, o melhor para os seus filhos. A autarquia tem assegurado os transportes escolares, o fornecimento de refeições e as actividades de enriquecimento curricular ou prolongamentos de horários, permitindo, dessa forma, um acesso de melhor qualidade à escola. Com efeito, esta melhoria de condições para as crianças tem amenizado o efeito de perda que as pessoas sentiram com o encerramento do último equipamento público que existia na aldeia ou mesmo na freguesia.
foto

VALOR DA OBRA QUE VAI ARRANCAR BREVEMENTE
ASCENDE A 2.971.500,00 €

O Centro Escolar de Refojos foi adjudicado à empresa Telhabel, Construções SA, pelo valor global de 2.971.500,00 €, pelo que, cumpridos alguns formalismos burocrático-administrativos a obra pode iniciar imediatamente.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.