Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2008

SECÇÃO: Informação

Tradição e Inovação na Mostra da Educação, Cultura, Formação e Emprego

A música popular em destaque
A música popular em destaque
A entrega de diplomas de certificação a cerca de duzentos e cinquenta formandos que nos últimos meses frequentaram, os cursos sócio-educativos promovidos pela Câmara Municipal, com o apoio das Juntas de Freguesia, os cursos de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Conhecimentos com o apoio da AMAVE e os cursos de enriquecimento profissional, encerrou no dia 22 de Junho a iniciativa Valor Humano:.Oportunidades Inovadoras – Mostra de Educação, Cultura, Formação e Emprego, que decorreu de 20 a 22 de Junho, em Cabeceiras de Basto.
Bordados, um dos cursos com maior adesão
Bordados, um dos cursos com maior adesão
Nesta cerimónia de entrega dos certificados, os formandos de diferentes faixas etárias, que frequentaram aqueles cursos em várias freguesias do concelho, receberam formação em áreas tão distintas como a culinária, os bordados, os arraiolos, as artes decorativas, a tecelagem da lã, a pintura, a informática, o socorrismo, entre outras. Na ocasião, Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido em parceria com diferentes organismos que, ao apoiarem estas acções, estão a contribuir para recuperar tradições, qualificar os recursos humanos e abrir caminhos para novas oportunidades de emprego. Oportunidades de emprego, que segundo referiu «devem estar associadas à inovação, às novas tecnologias e ao empreendedorismo».
Curso de carpintaria
Curso de carpintaria
Para o edil, além da aprendizagem, estas acções fomentam ainda, o convívio e o intercâmbio social, ocupando de forma salutar os tempos livres e contribuindo para a dinamização da economia do concelho.

Mostra de Educação, Cultura, Formação e Emprego
mobiliza Cabeceirenses

Nesta Mostra de Educação, Cultura, Formação e Emprego, os visitantes puderam apreciar os trabalhos elaborados pelos formandos dos cursos sócio-educativos e também o resultado das actividades de enriquecimento curricular desenvolvidas ao longo do ano lectivo pelos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Em simultâneo, decorreu a feira do livro de Cabeceiras de Basto onde marcaram presença várias editoras e livrarias. Enquanto Mostra de Formação e Emprego, aos visitantes foi disponibilizada informação e proporcionado o contacto com as actividades e propostas de emprego do IEFP, bem como do Exército. Outras instituições públicas e privadas ligadas ao aproveitamento, promoção e valorização dos recursos naturais, como a floresta, integraram este certame. A Universidade do Minho, diversas escolas profissionais, associações empresariais e industriais e outras entidades de vanguarda na área das novas tecnologias, da inovação e do empreendedorismo apresentaram programas e projectos.

Programa lúdico, desportivo e formativo

Ao longo desta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela Empresa Emunibasto, foram desenvolvidas várias acções de cariz lúdico, desportivo e formativo. A apresentação do livro “O Nariz do Mundo”, de autoria do Cabeceirense Dr. José da Costa Oliveira, a realização de vários Workshops, sessões de contos direccionados para as crianças e jovens dos diferentes agrupamentos de escolas do concelho, um desfile de marchas populares que envolveu vários Espaços de Convívio e Lazer, animação musical diversificada com destaque para os grupos de cavaquinhos da Casa da Música e da Raposeira e as danças, foram outras das actividades que fizeram, igualmente parte deste certame que se revelou uma vez mais numa iniciativa repleta de animação e de grande adesão popular.
De realçar ainda a realização de uma Conferência subordinada ao tema “Educação, formação, inovação e emprego – oportunidades inovadoras”, tendo como orador convidado o Deputado da Assembleia da República, Dr. António José Seguro, que aqui se deslocou para falar sobre as questões do emprego e da formação, actualmente condicionadas pelas mudanças sociais registadas, exigindo por isso, uma nova postura por parte das pessoas.
Danças mobilizaram jovens
Danças mobilizaram jovens

Entrega de certificados
Entrega de certificados

Marchas populares
Marchas populares

foto

Feira do livro
Feira do livro


foto



UM marcou presença
UM marcou presença

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.