Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2008

SECÇÃO: Informação

Ciclo de Conferências
Deputado António José Seguro falou sobre formação e emprego

O Deputado da Assembleia da República, Dr. António José Seguro esteve em Cabeceiras de Basto, no dia 20 de Junho para falar sobre formação e emprego. Uma iniciativa integrada no âmbito do Ciclo de Conferências Políticas de Futuro que a Autarquia Cabeceirense tem em curso desde 2006 e que visa proporcionar um espaço aberto de debate sobre os mais variados temas.
Após uma breve introdução feita pelo vereador Dr.Jorge Machado, o orador começou por enaltecer a realização deste tipo de iniciativas, que são espaços de diálogo, onde as pessoas podem partilhar ideias e desta forma ajudar a definir políticas de futuro.

O Deputado Dr. António José Seguro falou sobre emprego e formação
O Deputado Dr. António José Seguro falou sobre emprego e formação
O Deputado Dr. António José Seguro, que centrou a sua intervenção na área da formação e do emprego, começou por referir que a sociedade mudou. Mudança esta, que implica uma nova postura das pessoas a vários níveis. Hoje, é mais difícil encontrar emprego e este pode variar ao longo da vida. No mundo global em que nos encontramos, referiu, há mais oportunidades, mas também mais mercados, que levam a tomadas de decisão outrora impensáveis. «Temos pois, que estar atentos e procurar acompanhar a rápida evolução dos tempos pensando em grupo, definindo planos de acção em diferentes patamares, sejam eles locais, nacionais ou transnacionais», disse o parlamentar.
O deputado referiu ainda que, apesar de sabermos de onde partimos, é cada vez mais necessário reflectir onde pretendemos chegar, nomeadamente ao nível da Europa e da sua posição no mundo. E dentro dos objectivos traçados, deve estar presente a aposta na formação e na qualificação da população. Só assim se poderá combater a iliteracia, o analfabetismo e consequentemente a pobreza.
Hoje, é necessário fazer um investimento na inteligência das pessoas, que devem assumir uma postura de aprendizagem permanente ao longo da vida, para assim, fazer face aos fluxos globais e às mudanças rápidas que os mesmos acarretam.
O Dr. António José Seguro deixou por fim um apelo à exigência em todo o processo de formação que deve começar desde os bancos de escola e que se deve perpetuar ao longo da vida, pois só assim será possível ultrapassar as dificuldades que a mesma nos reserva.
Após um participado debate, o presidente da Câmara de Cabeceiras, Engº Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todos e em especial a do Deputado que desde a primeira hora se mostrou disponível para partilhar com os cabeceirenses os seus pontos de vista.
Este ciclo de conferências esteve também inserido no programa da iniciativa Valor Humano – Oportunidades inovadoras – educação, cultura,formação e emprego, que decorreu nesta vila de 20 a 22 de Junho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.