Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2008

SECÇÃO: Informação

Refojos e Rives geminadas

Os autarcas de Refojos e de Rives selam amizade entre as duas comunidades
Os autarcas de Refojos e de Rives selam amizade entre as duas comunidades
Numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, decorreu no dia 5 de Julho, em Rives, a assinatura do protocolo de geminação encetado entre esta localidade francesa e a Freguesia de Refojos, deste concelho.
Presentes estiveram ainda o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, a Vereadora e também Presidente da Assembleia de Freguesia de Refojos, Profª Stela Monteiro, a Deputada Municipal, Fernanda Carneiro, o Consul Geral de Portugal em Lyon, o Presidente da Federação das Associações Portuguesas em Lyon, demais eleitos, portugueses e franceses que ali se deslocaram para assistir ao acto que formaliza a amizade entre estas duas terras agora irmanadas.
Presente esteve também a Rádio Voz de Basto que acompanhou em directo esta cerimónia.

Construção de uma Europa social

Na ocasião Alain Dezempte, Presidente do Município de Rives saudou todos os presentes e com especial ênfase os emigrantes que ali residem e que em muito contribuiram para a concretização desta geminação. Referiu trata-se de uma comunidade activa, laboriosa, dinâmica que se distingue não só pelo trabalho, mas também pelo seu envolvimento associativo e desportivo na comunidade francesa.
Secretário de Estado considerado Cidadão Honorário de Rives
Secretário de Estado considerado Cidadão Honorário de Rives
Dinamismo esse, que se reflecte também nos órgãos municipais onde se encontram dois portugueses, nomeadamente Luís Martins e Alzira Reis, recentemente eleitos nas listas municipais.
Para o autarca, conviver com os portugueses, levou-o a descobrir melhor este povo viajante, a sua cultura, as suas tradições e as suas gentes. A sua postura conduziu a que os habitantes de Rives se integrassem na cultura portuguesa, em cujo país, mais precisamente em Cabeceiras de Basto, o Alain Dezempte disse ter passado momentos inesquecíveis.
Deixou também uma saudação fraternal à comunidade Italiana com quem Rives se encontra geminada há anos. Na sua opinião, estes acordos contribuem para ajudar a construir uma Europa mais sólida e unificada. Uma Europa do povo e para o povo, assente na cultura, na história, no respeito mútuo, assim como na partilha de ideias onde deve dominar o factor social em detrimento da tecnocracia. Princípios estes que quer ver consolidados na geminação que agora se concretizou.
O Presidente da Junta de Refojos ofereceu a bandeira recém aprovada da freguesia
O Presidente da Junta de Refojos ofereceu a bandeira recém aprovada da freguesia
Também Francisco Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, estava satisfeito com a realização desta geminação, que é o culminar de um longo «namoro» entre as duas localidades e que agora se unem em torno da amizade, da partilha, do intercâmbio e do modus vivendi. Agradeceu a forma amável com que sempre foi recebido, assim como as delegações que o acompanharam em vários momentos. Na ocasião disse esperar que esta geminação frutifique e contribua para uma Europa mais social, solidária e equitativa.

Governo próximo dos emigrantes

Na Associação G. Folclórico Rosas de Primavera de Rives
Na Associação G. Folclórico Rosas de Primavera de Rives

Por sua vez, o Presidente da Câmara de Cabeceiras, manifestou a sua satisfação pela concretização desta geminação que vem sendo preparada há algum tempo entre as duas comunidades. Referiu que este acto teve um significado especial já que contou com a presença do Secretário de Estado e das Comunidades Portuguesas, Dr. Antonio Braga, assim como do Consul de Portugal em Lyon, sinal da atenção que o Governo Português dá às suas comunidades que residem no estrangeiro.
O autarca agradeceu assim, o acolhimento dispensado para com estes compatriotas a residir e a trabalhar em Rives.
Da mesma opinião partilhou o Consul de Portugal em Lyon, referindo a propósito que estas acções conduzem a encontros genuínos entre povos e culturas e à partilha de energias positivas que aproximam e se sentem entre as duas comunidades.

Secretário de Estado das Comunidades cidadão honorário de Rives


O Secretário de Estado das Comunidade Portuguesas, Dr. António Braga, a quem o Presidente de Rives considerou como cidadão honorário daquele município, agradeceu o bom acolhimento com que, hoje e ao longo dos anos, os portugueses têm sido recedidos um pouco por todo o mundo. Um povo viajante que sempre soube mostrar a sua capacidade de adaptação, de trabalho e de dinamismo. Reflexo dessa postura são as cerca de 50 mil pessoas que se fixaram na região de Lyon para trabalhar e residir. Honroso com o convite, o Secretário de Estado disse ter assistido aqui a um encontro de culturas e de gentes, envoltos em laços históricos que aproximam os dois povos numa Europa das pessoas e para as pessoas. Aproximação esta a vários níveis, como são a cultura, a política, a cidadania, onde os portugueses se integram e participam na sociedade.

Programa festivo

Durante a jornada destaque ainda para a visita à sede da Associação do Grupo Folclórico Rosas da Primavera de Rives, local onde o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, entregou um apoio monetário ao Presidente da Associação Luís Martins para ajudar a custear as depesas inerentes ao Festival Folclórico que esta associação promoveu em Abril último e que levou até terras gaulesas o Rancho S.João Baptista de Cavez, e desta forma a cultura, o folclore e a etnografias Cabeceirenses.
Segui-se uma breve confraternização e de imediato o jantar aberto à população em geral. A festa terminou com a realização de um Encontro Internacional de Folclore, que integrou além do Grupo Rosas da Primavera de Rives, os Grupos Zés Pereiras de Rives e Flamenco d’ouro e ainda magníficas apresentações de danças e cantares do Senegal, Madagáscar e Taiti, enchendo de cor e alegria esta jornada de concretização da geminação entre Refojos e Rives.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.