Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 16-06-2008

SECÇÃO: Informação

DEFICIENTES VISUAIS PROMOVEM ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

Com o intuito de sensibilizar os jovens para a problemática da deficiência visual, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, promoveu no passado dia 4 de Junho, no edifício do Mercado Municipal desta vila, uma sessão informativa. Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, do Presidente da Associação, Domingos Silva e também de um corpo técnico encarregue de apresentar aos cerca de quatrocentos alunos da escola EB 2-3 de Refojos que ali se deslocaram para conhecer melhor esta realidade.

Centenas de jovens ficaram a conhecer a actividade da AADVDB
Centenas de jovens ficaram a conhecer a actividade da AADVDB
O objectivo principal da acção consistiu em sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas com deficiência visual, através da eliminação de barreiras sociais, de comunicação, urbanísticas e arquitectónicas que muitas das vezes dificultam ou impedem a sua acessibilidade e o pleno gozo da cidadania e o exercício efectivo dos seus direitos.
Esta acção teve como objectivo também, a sensibilização e a mobilização da comunidade escolar para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência visual.
Ao promover este tipo de «palestras» está acontribuir-se para promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma «Sociedade para Todos», referiu na ocasião o edil cabeceirense, que é também presidente da Assembleia Geral desta colectividade distrital, que passo a passo tem vindo a alcançar beneficíos para os cidadãos portadores de deficiência visual e a contribuir para o Seu bem-estar.
Domingos Silva, presidente da Associação abriu a sessão informativa
Domingos Silva, presidente da Associação abriu a sessão informativa
Referiu na ocasião, que Cabeceiras de Basto é um Município solidário que apoia e está receptivo à dinamização de actividades e acções que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A propósito referiu o acolhimento de várias provas desportivas, entre as quais a Taça de Portugal de Goolbal, e outras acções de cariz regional e também nacional, disponibilizando-se a continuar a apoiar, dentro das suas limitações, esta Associação que vem desenvolvendo um importante trabalho em prol dos deficientes visuais deste distrito, apresentando-os não como seres inferiores, mas como didadãos de direito que de limitação apenas têm a deficiência visual de que são portadores.
Na ocasião, Domingos Silva, Presidente da Associação agradeceu toda a colaboração prestada pelo Município de Cabeceiras de Basto, que tem sempre a «porta aberta» para ouvir e acolher acções desenvolvidas pela colectividade em prol destes cidadãos portadores de deficiência visual que encontraram nesta terra «um amigo». Agradeceu ainda a colaboração da Escola EB 2-3 de Refojos nesta acção que espera tenha efeitos positivos na vida deste jovens cabeceirenses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.