Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Reportagem

Biblioteca Municipal Dr. António F. Teixeira de Carvalho

Autarcas, familiares, amigos e populares romaram ao cemitério local
Autarcas, familiares, amigos e populares romaram ao cemitério local
No âmbito das comemorações do Dia 25 de Abril, destaca-se um outro acto de relevante interesse para o Município que foi a homenagem póstuma realizada ao Cabeceirense Dr. António Francisco Teixeira de Carvalho, autarca, cujo nome foi perpetuado na Biblioteca Municipal localizada no Arco de Baúlhe. Uma cerimónia que ficou marcada por emotivas alocuções e pelo numeroso público que acorreu àquele espaço para prestar homenagem a um homem, apaixonado pelas letras, cuja acção esclarecida contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento não só da sua freguesia [Arco de Baúlhe], mas também do concelho. O Dr. António de Carvalho, foi um destacado cidadão cabeceirense, que pautou a sua vida pela defesa e pela prática dos valores humanistas e da solidariedade em que acreditava, sendo reconhecido como um homem bom, culto, inteligente e discreto que cultivava a ponderação, o bom senso e a cordialidade. Foi «um construtor de caminhos de liberdade e de democracia que ficará para sempre no coração de muitos cabeceirenses sendo recordado como um exemplo de cidadania».
Esta cerimónia onde marcaram presença o edil cabeceirense, Engº Joaquim Barreto e o Presidente da Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe, Armando Duro, que na ocasião lembraram emotivamente o autarca e o amigo António Francisco Teixeira de Carvalho, familiares, demais autarcas e população em geral, foi abrilhantada com a declamação de dois poemas e uma intervenção proferida pelo Prof. Joaquim Jorge Carvalho que naquele momento exaltou a cultura e o saber, como bens a incentivar e a popularizar, através da fruição dos diferentes espaços construídos para o efeito, como é o caso da Biblioteca Municipal, localizada em Arco de Baúlhe, motivo de regozijo para o homenageado, cujo nome se perpetua neste equipamento formativo, educativo e cultural.
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto recordou de forma emotiva o autarca
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto recordou de forma emotiva o autarca




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.