Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Informação

Cabeceiras de Basto na Rota do Turismo Religioso

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, está interessada em que o concelho venha a integrar a Rede Internacional de Turismo Cultural e Religioso. Esta disponibilidade, manifestada pelo presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, foi anunciada no final deste Congresso Internacional, cuja liderança foi assumida pela TUREL.
Vários foram os investigadores de diferentes entidades presentes no Conclave Internacional que reuniu cerca de 550 participantes durante três dias. O edil cabeceirense mostrou-se disponível para integrar encontros de trabalho e outras iniciativas que visem contribuir para o desenvolvimento do Turismo Cultural e Religioso.

Rede mundial liderada pela Turel arranca com 17 delegações

Congressistas de vários países visitaram o Mosteiro de S. Miguel
Congressistas de vários países visitaram o Mosteiro de S. Miguel

A rede internacional de promoção e defesa do trusimo cultural e religioso que a Cooperativa Turel foi desafiada a liderar com já com “17 delegações”espalhadas por todo o mundo, disse o Vice-presidente desta Cooperativa, Abílio Vilaça. Esta foi uma das decisões emergentes deste I Congresso de Turismo Cultural e Religioso que teve lugar de 21 a 24 de Abril, na Póvoa de Varzim.
Apesar deste passo, que coloca a Turel na vanguarda da defesa e promoção do turismo cultural e religioso a nível global, Abílio Vilaça diz que a Cooperativa que vem registando cada vez mais aderentes, continua a desenvolver os seus objectivos a nível nacional. Este trabalho internacional, deve fazer-se “de forma sistemática e estruturada” visando para além do comércio, “abrir uma nova frente de trabalho de aprofundamento e de investigação científica”. A rede proposta irá “criar e partilhar informaçãoa nível internacional” possibilizando “novas pesquisas e investigações”. Para o efeito vai ser criada uma comissão executiva, que integrará representantes de todos os países parceiros. Para o Vice-Presidente da Turel, foi importante a realização do congresso para que a oportunidade de liderar uma rede mundial surgisse. Por outro lado a vertente de investigação científica neste congresso fez com que o mesmo tivesse sido necarado com maior credibilidade e conseguisse maior aceitação.

Polónia acolhe próximo Congresso

A Polónia, será o país que vai acolher em 2009, a II edição do Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso. Este será o local, para a consolidação da rede agora criada, que quer estimular o diálogo inter-cultural e inter-religioso, no mundo.
Abílio Vilaça disse ainda que, este será o momento para anunciar e dar a conhecer os “Caminhos de João Paulo II em Portugal”, um produto turístico que deverá unir as várias cidades visitadas pelo Papa aquando da sua visita a Portugal em 1982.
No final de dois dias de trabalhos, houve ainda espaço para os participantes visitarem lugares de interesse como Braga, Guimarães e Cabeceiras de Basto, local onde os congressistas foram recebidos para um almoço na Casa da Tojeira, seguindo-se uma visita ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos e aos Paços do Concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.