Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 05-05-2008

SECÇÃO: Desporto

foto
Missão cumprida

Um treinador de futebol juvenil, deve acima de tudo preocupar-se pelo estado social do atleta, quer isto dizer que a família e a escola têm prioridade sobre os treinos.
A nossa função é a de formarmos os homens de amanhã, através da prática do desporto. Todos nós sabemos que os jovens sonham sempre em serem grandes futebolistas, mas temos que os chamar á realidade e mostrar que os estudos são que são a aposta.
A formação profissional de cada um é muito importante não só para o atleta mas também para a sociedade em que vivemos. Num treino desportivo de jovens atletas o treinador deve criar um grupo de regras obrigatórias e deve ser sempre o primeiro a cumprir as mesmas. Quando se tem um tempo reduzido de treino, temos que fazer um planeamento do mesmo de modo a poderemos retirar o máximo de rendimento. Assim temos que ser muito realistas, muito objectivos nos exercícios que planeamos para a equipa. Só assim é possível obtermos resultados a curto prazo. Estes exercícios devem também ser múltiplos. Significa isto que um exercício deve tentar trabalhar várias vertentes como a capacidade motora, técnica, táctica e psicológica. As simulações de situações de jogo são igualmente uma boa opção. Penso que é importante os atletas entenderem o porquê da realização dos exercícios e participarem activamente na execução dos mesmos, pois só assim os podem executar na perfeição. Devemos fazer questão de lhes explicar (quem souber) todos os exercícios as vezes que forem necessárias e de ouvir as suas opiniões sobre os mesmos, permitindo assim estabelecer um nível de responsabilidade e respeito dentro do grupo. É esta interacção que pode ser fundamental numa equipa. Temos que ser sinceros abertos e educados com os atletas, defendo que só assim se constrói uma grande e vencedora equipa.

amendescorreia@sapo.pt

Por: António Correia

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.