Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 14-04-2008

SECÇÃO: Cultura

Leitura(s)

foto
Favores em cadeia

Desta vez a sugestão recai sobre um filme (baseado num livro de Catherine Ryan Hyde) que já tem algum tempo (penso que é de 2000 /2001), e que quando o vi, também há já algum tempo, me marcou pela sua mensagem, pelas interpretações, pela história, que apesar do final triste, nos deixa a ideia de que poderemos mudar o mundo (ainda que utopicamente…).
O filme, cujo título original, Pay it forward (traduzido para português como “Favores em cadeia”), coloca uma questão fundamental que permanece até ao fim: se pudesse fazer alguma coisa para melhorar o mundo, o que faria? É esta mesma questão que um professor de estudos sociais coloca aos seus alunos, em forma de trabalho. Um deles, Trevor McKinney, leva isto bastante a sério e propõe o seguinte: se cada pessoa que recebe um favor o retribuir a três outras, então todos poderão fazer uma diferença e tornar o mundo melhor. A rede começa a funcionar e, quatro meses depois, um jornalista resolve investigar a origem do movimento que já se tornou um fenómeno.
foto
A realizadora, Mimi Leder reuniu um excelente elenco e surpreendeu com um bom filme. A ideia de um movimento crescente de actos altruístas enche quem vê o filme de um grande entusiasmo ideológico e com vontade de ajudar quem mais precisa.
Se conseguíssemos alcançar aquilo que o pequeno Trevor propõe, provavelmente estaríamos num mundo ideal. É certo que há sempre alguém que quebra a cadeia. Mas pelo menos fica a intenção… e a sugestão de cerca de hora e meia bem passada. Fica ainda o aviso: não esquecer os lenços de papel ao lado!

Título: Favores em Cadeia
Título Original: Pay it Forward
Realizador: Mimi Leder
Origem: EUA, 2000
Com: Haley Joel Osment, Helen Hunt e Kevin Spacey

Por: Joana Barbosa

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.