Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2008

SECÇÃO: Espaço Europeu

Empresas farmacêuticas inspeccionadas

A Comissão Europeia está a inspeccionar as várias empresas especializadas em produtos farmacêuticos inovadores ou genéricos. Esta investigação surge na sequência de indícios de que a concorrência nos mercados farmacêuticos na Europa poderá não estar a funcionar correctamente: cada vez aparecem menos novos medicamentos no mercado e, por vezes, a entrada de produtos genéricos parece ser retardada. A investigação averiguará se as empresas criam entraves artificiais à entrada no mercado e se tais práticas violam a proibição de abuso de posição dominante.

foto
O dinamismo da concorrência neste sector é extremamente importante para os consumidores, pois permite aos pacientes aceder aos medicamentos mais recentes, proporcionando uma boa relação custo-benefício para as despesas de saúde efectuadas pelos particulares, pelos seguros de saúde privados e pelos sistemas nacionais de saúde de toda a Europa.
As investigações da Comissão Europeia estarão na base de um relatório intercalar que estará pronto no Outono.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.