Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-02-2008

SECÇÃO: Opinião

Leitura(s)

foto
Rio das Flores

Estou neste momento a ler “Rio das Flores”, de Miguel Sousa Tavares, e estou a gostar. Muito! É um livro denso, intenso, apaixonante, que narra a história dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, constituindo-se um enredo de amores, paixões, apego à terra e às suas tradições. São três as gerações que passam pela casa daquela família, entre 1915 e 1945. Trinta anos de história do século XX, divididos entre Espanha, Brasil e Alentejo. Somos transportados para os anos sangrentos e tumultuosos da primeira metade do século XX, seguindo a história de dois irmãos que percorrem caminhos diferentes, procurando cada um deles, e à sua maneira, o lugar da coerência e da felicidade.
foto
O autor deste livro, Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional na advocacia, mas que abandonou para seguir carreira no jornalismo. Com uma obra diversificada, mas sobretudo marcada por crónicas e reportagens, fez já outras incursões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e do romance Equador, um best-seller durante 2004 e 2005.
Vasco Graça Moura (poeta, tradutor, entre outras coisas), na apresentação de “Rio das Flores”, disse o seguinte sobre a obra: “Este é um livro com muita força, que se lê com a avidez e o prazer do leitor que quer saber como é que tudo aquilo acaba e o pode conseguir através de páginas muito bem escritas sobre algumas vidas que se desenvolveram num tempo trágico ainda próximo de nós mas felizmente cada vez mais distante do nosso próprio tempo”. Referiu-se também a Miguel Sousa Tavares e à sua escrita como “aparentada com algum Camilo, Eça, Fialho, Conde de Ficalho, Brito Camacho, Raul Brandão, Nemésio e Miguel Torga”.
Razões mais do que suficientes para me levar a querer lê-lo, e já o estar a fazer, pelo que deixo aqui a sugestão. Gostava ainda de lançar o desafio a quem também lê estes artigos e gosta de passear pelo mundo dos livros que partilhasse as suas opiniões e sugestões sobre o que anda a ler. Pode fazê-lo através do seguinte e-mail:
joanabarbosa78@yahoo.com.
Fica a ideia!

Título: “Rio das Flores”
Autor: Miguel Sousa Tavares
Editora: Oficina do Livro

Por: Joana Barbosa

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.