Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 11-02-2008

SECÇÃO: Informação

Seniores de Cabeceiras de Basto também vão à Piscina de “graça”

foto
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto proporciona de forma completamente gratuita – inclui a entrada com acompanhamento técnico nas Piscinas e o respectivo transporte – a utilização das Piscinas Municipais aos utentes seniores dos Espaços de Convívio e Lazer das freguesias. A hidroginástica é uma actividade física cada vez mais popular e de bastante interesse, pois adapta-se a diversas finalidades, abrangendo diversas variantes. Conforme a orientação das classes, assim é privilegiado o trabalho aeróbio geral, a flexibilidade e a mobilidade articular ou a força-resistência, se forem usadas resistências adicionais flutuantes.
Conforme o ritmo dos exercícios e o uso de flutuadores ou de resistências dentro da água, as exigências aeróbicas são adaptáveis às várias necessidades. É uma excelente prática desportiva sobretudo para quem tem problemas nas articulações dos membros, mas não só. E é simultaneamente uma actividade divertida.
Neste momento frequentam a Hidroginástica Sénior dezenas de utentes com idades entre os 65 e os 90 anos que sentem que a natação lhes proporciona bem-estar. É, sem dúvida, uma actividade salutar, ocupa os tempos livres e proporciona lazer.
foto
Em vez de ficarem parados, sentados na soleira da porta, no sofá a ver televisão ou à janela a ver quem passa, muitos idosos ocupam os seus tempos livres de forma diferente, nomeadamente optando pelo fato de banho, chinelos e touca.
De referir que para beneficiar desta actividade não é necessário saber nadar. As Piscinas têm profundidade que permite ter “pé”, dessa forma possibilitando os exercícios que contribuem ainda para melhorar o sistema cardiovascular, para diminuir a ansiedade e depressão, enfim, para relaxar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.