Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2008

SECÇÃO: Formação em acção

Linguagens de Programação

Enquadrado no módulo Técnicas de Linguagem e Programação do curso de Técnico de Informática, promovido pela Mútua de Basto, decidimos dar a conhecer as diferentes linguagens de programação que permitem criar programas informáticos (aplicações) que, quando executados nos computadores, ajudam os humanos a melhorar o seu trabalho no dia a dia.
Por exemplo, o que seria de uma empresa se não pudesse realizar a facturação das suas vendas de forma automatizada? De ter o stock sempre actualizado em tempo real para evitar rupturas de stock? Como seria se tivéssemos que entregar a declaração de IRS numa repartição de finanças, em vez de a submeter pela Internet? E se não existissem multibancos?
É através de programas informáticos e do fácil acesso às novas tecnologias de informação que, hoje em dia, podemos responder de forma mais rápida, célere e eficaz a estas perguntas.
Para escrever um programa informático, é necessário utilizar uma linguagem que o computador entenda, ou seja, uma linguagem de programação.

foto
A linguagem humana comum, não é directamente entendida pelos computadores, pelo que qualquer instrução que seja necessário que o computador execute terá de ser em primeiro lugar traduzida para uma linguagem que estes entendam (linguagem máquina).    
Existem três tipos de linguagens:
- Linguagem máquina - directamente inteligível pelo computador, quer dizer que as ordens escritas são directamente entendidas e executadas pelo computador. Estas instruções são cadeias binárias (0 e 1) que determinam as operações a realizar e as posições de memória a partir das quais se devem executar.
- Linguagem de Baixo Nível (Assembler) - São linguagens próximas da linguagem máquina em que as instruções são menmónicas. O computador não entende directamente estas instruções e torna-se necessário traduzi-las para linguagem máquina através de um programa assemblador.
Programa feito na linguagem de programação C
- Linguagens de alto nível - São linguagens próximas da linguagem humana, criadas a partir de um assemblador ou compilador, num processo idêntico ao anterior. A programação é feita através de declarações e funções, que realizam operações complexas que foram implementadas na linguagem de programação.   Estas linguagens são por exemplo o Pascal, Visual Basic, C, C++, C#, Java, etc.
Resumindo, a vida tal como a conhecemos hoje não seria possível, sem computadores e sem programas informáticos criados através das linguagens de programação.

Curso: Técnico de Informática – Mútua de Basto
Disciplina: Técnicas de Linguagem e Programação

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.