Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-12-2007

SECÇÃO: Informação

Museu das Terras de Basto apresenta
“A correr, a saltar ... a importância do jogo e da brincadeira na criança”

O Museu das Terras de Basto, localizado na antiga estação ferroviária do Arco de Baúlhe, tem patente ao público desde Julho, a exposição “A correr, a saltar … a importância do jogo e da brincadeira na criança”.

Um espaço de descoberta dos jogos e brincadeiras de outrora
Um espaço de descoberta dos jogos e brincadeiras de outrora
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que com a colaboração do Projecto MARCA que integra as Câmaras Municipais de, Fundão, Marinha Grande, Vila Real de Sto António e Montemor-o-Novo, a que se associam também a Fundação A J Gomes da Cunha e o artesão Luís Nogueira, deste concelho, conduzem o visitante a uma viagem aos jogos tradicionais, ou seja, ao património cultural popular dos brinquedos e da brincadeira. Com descrições associadas à vida do campo, esta exposição revela-se por um lado, como a descoberta do património das brincadeiras e dos jogos, retratos de outros tempos e de uma sociedade que muitos não conheceram. Por outro lado, é a valorização de um saber – fazer que utilizando técnicas, reciclagem de materiais e memórias, podem constituir-se hoje como uma oportunidade de trabalho.
Brinquedos tradicionais
Brinquedos tradicionais
“A correr, a saltar …a importância do jogo e da brincadeira na criança” é, por isso, uma exposição interactiva que é também uma reflexão em torno do tempo de crescimento e de formação da Criança, da importância do «faz de conta» e da repetição, como contributo ao desenvolvimento da imaginação, da criação e do riso. A realização de jogos que resultam de «trabalhos» de equipa, são igualmente exemplos de aprendizagem e de sociabilidade, cuja descrição pode ser observada.
Uma exposição que recomendamos.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.