Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2007

SECÇÃO: Destaque

António Teixeira de Carvalho homenageado pela Câmara Municipal

foto
Reunida no dia 13 de Dezembro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu homenagear, a título póstumo, o autarca António Teixeira de Carvalho, atribuindo o seu nome à Biblioteca Municipal localizada na vila de Arco de Baúlhe.
Nascido em 1950, na freguesia de Arco de Baúlhe, o Dr. António Francisco Teixeira de Carvalho, foi ao longo da vida «uma referência de dedicação à causa pública no concelho». Associado de inúmeras agremiações concelhias e co-fundador, foi dirigente de algumas delas. Foi igualmente presidente da Assembleia de Freguesia do Arco de Baúlhe ao longo de vários mandatos e Presidente da Junta daquela localidade entre 1983 e 1985. Foi ainda membro da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, eleito nas listas do Partido Socialista, desde 1994, período ao longo do qual contribuiu de forma decisiva, e com a sua acção esclarecida, para o desenvolvimento, não só da sua freguesia, mas também do seu concelho.
António Teixeira de Carvalho, destacou-se sempre pelo seu gosto pelas letras, de que sobressaiu a sua passagem pelo jornalismo, enquanto correspondente ao longo de vários anos, de um jornal diário nacional e também a sua participação activa na imprensa regional e local, o que muito contribuiu para a divulgação e promoção desta Terra de Basto.
Este destacado cidadão Cabeceirense pautou a sua vida pela «defesa e pela prática dos valores humanistas e da solidariedade em que acreditava, sendo reconhecido por todos os que o conheceram e que com ele privaram como homem bom, culto, inteligente e discreto que cultivava a ponderação, o bom senso e a cordialidade». Conhecedor da realidade local, «foi um construtor de caminhos de liberdade e de democracia, um exemplo de cidadania».
O seu abrupto e precoce desaparecimento representou uma perda para o concelho. O executivo municipal decidiu por isso, render-lhe homenagem como forma de agradecimento pelos bons serviços prestados que honraram, prestigiaram e promoveram o Município de Cabeceiras de Basto, com especial relevo na área da cultura, das letras e do jornalismo, atribuindo o seu nome à Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.