Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2007

SECÇÃO: Região

Trabalho académico de Inês Gonçalves
MOINHOS DE CABECEIRAS

A Cabeceirense Inês Gonçalves procedeu no passado dia 11 de Dezembro, na Casa do Barão, à apresentação pública do trabalho final para a sua licenciatura em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Joaquim Barreto congratulou-se pela apresentação do trabalho feito
Joaquim Barreto congratulou-se pela apresentação do trabalho feito
Um estudo que versa os Moinhos de Cabeceiras de Basto e através do qual procedeu ao levantamento das estruturas existentes no concelho, assim como do seu estado de conservação.
Percorrendo todas as freguesias, foram inventariados os moinhos existentes, património rural, reflexo dos usos e costumes, que outrora se assumiram de grande importância para a população, hoje relegados para um plano secundário, pela introdução de novas tecnologias, pelo «abandono» da agricultura e pela desertificação registada em muitos dos locais onde a sua presença se constata.
Em Moinhos de Cabeceiras de Basto – Apontamentos de Conservação, esta jovem arquitecta chama a atenção para a necessidade de preservar este importante património rural, apontando-lhe caminhos para o futuro, através da atribuição de novas funcionalidades e desta forma, valorizando este tipo de património rural, edificado com arte e engenho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.