Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2007

SECÇÃO: Região

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS DEFICIENTES VISUAIS DO DISTRITO DE BRAGA
NOVOS ÓRGÃOS TOMAM POSSE EM CABECEIRAS DE BASTO

Decorreu em Cabeceiras de Basto, mais precisamente no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, no dia 15 de Dezembro, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga [AADVDB].

A Secretária de Estado desafiou a sociedade a dar uma nova face à deficiência
A Secretária de Estado desafiou a sociedade a dar uma nova face à deficiência
Uma iniciativa que atraiu aquele local, dirigentes associativos, sócios da AADVDB, amigos e familiares, autarcas e público em geral para assistir à cerimónia. Esta instituição de solidariedade social, vai continuar sob a liderança de Domingos Silva até 2010. Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, presidirá à Assembleia-geral e Bernardo Reis ao Conselho Fiscal desta colectividade.
Uma vez empossados os novos corpos desta associação, que conta com dez anos de vida, era visível a satisfação do seu presidente, Domingos Silva, que na ocasião fez um balanço positivo do último mandato, cuja actividade pretende continuar até 2010 com uma aposta na área das novas tecnologias de informação e também na formação. Criar uma página na Internet e editar um jornal constituem também objectivos desta colectividade. Do Governo espera apoio para conseguir «levar a bom porto este barco» e de todos os presentes e associados, envolvimento e participação.
Numeroso público assistiu à tomada de posse dos novos órgãos
Numeroso público assistiu à tomada de posse dos novos órgãos
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, que agora é também Presidente da Assembleia-geral desta instituição de solidariedade social, agradeceu a presença de todos e manifestou o seu agrado pelo convite formulado para o qual de imediato se disponibilizou no pressuposto de poderia dar um contributo válido a esta associação. Referiu ainda que é um dever da sociedade apoiar causas humanas e sociais. A propósito agradeceu a presença dos ex-atletas do Benfica, Porto, Sporting e Atlético Cabeceirense que se associaram a esta jornada desportiva em prol do bem-estar dos deficientes visuais do distrito de Braga.

Dar uma nova face à deficiência
Domingos Silva reconduzido a presidente da associação
Domingos Silva reconduzido a presidente da associação
A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Drª. Idália Moniz, associou-se a esta iniciativa e na oportunidade deixou uma primeira palavra de agradecimento aos ex-jogadores pelo facto de «colocarem ao serviço das grandes causas todo o capital, reconhecimento, simpatia e afecto, que foram criando ao longo dos anos com os Portugueses». Este membro do Governo de Portugal reconheceu igualmente, o mérito e o trabalho feito pela associação, que agora inicia um novo ciclo de vida. A propósito referiu o apoio que é atribuído a esta associação através de um protocolo generoso recentemente estabelecido com a Segurança Social de Braga, que garante a transferência mensal de verbas para esta colectividade. Referiu também que, do trabalho desenvolvido, da sua regularidade, da sua abrangência e do seu contributo para a qualidade de vida dos seus associados, dependerá a sua manutenção. É um desafio grande, mas está convicta de que o mesmo será superado com êxito e responsabilidade.
A Secretária de Estado, disse no entanto, que o trabalho da associação vai para além da acção social, já que é necessário dar uma nova face à deficiência, envolvendo todos numa luta contra a descriminação. É necessário aprender a aceitar e não a rejeitar. Ser deficiente não é sinónimo de ser incapaz, referiu. A terminar, a governante, desafiou a sociedade a dar o seu contributo, numa perspectiva positiva e de inclusão, para que seja alcançada a tão propalada igualdade de oportunidades. Aos novos dirigentes deixou uma palavra de incentivo para prosseguirem esta nobre missão que consiste em servir aqueles que se identificam com os estatutos da AADVDB.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.