Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2007

SECÇÃO: Região

Pela Câmara
CÂMARA APROVA PLANO DE ACTIVIDADES DA BASTO SOLIDÁRIO

A Basto Solidário tem como objecto promover o acesso dos cidadãos a bens e serviços essenciais, designadamente o apoio social e cuidados de saúde no âmbito das competências fixadas aos municípios.

Os idosos na piscina
Os idosos na piscina
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na reunião de Câmara de 22 de Novembro de 2007, o executivo municipal decidiu aprovar o Plano de Actividades e Orçamento previsto para o ano de 2008, da Empresa Basto Solidário – Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, E.M., S.A., liderada pelo Dr. Jorge Machado e coadjuvado pelos vogais, Maria Margarida Coutinho Alves Pereira Pinto e Dr. José Luís Maia Ramos.
Segundo Informação divulgada, trata-se de uma estrutura criada no passado mês de Março, com o objectivo de garantir a prestação de serviços de interesse geral e a promoção do acesso dos cidadãos a bens e serviços essenciais, designadamente o apoio social e cuidados de saúde, no âmbito das atribuições e competências fixadas aos municípios.
Nos documentos aprovados, é manifesto o plano de acção da Basto Solidário, que incide na continuação dos apoios prestados às famílias carenciadas pelo Município no âmbito da habitação social; em estabelecer uma estreita articulação com a Comissão local de Protecção de Crianças e Jovens, através da criação de um gabinete de apoio à família, do atendimento/apoio psicossocial, do atendimento/aconselhamento jurídico, do diagnóstico de situações de risco, da orientação escolar e profissional e da articulação com diferentes entidades tendo em vista a promoção de medidas de apoio a crianças, jovens e respectivas famílias.
Previstas estão também, outras competências e objectivos tais como a instrução de processos de RSI, o diagnóstico de situações de carência social e habitacional, a formação, a dinamização dos Espaços de Convívio e Lazer (ECL) e a promoção de actividades lúdico-culturais, entre outras.

Promover a saúde e estilos de vida saudáveis

No sector da saúde, a Basto Solidário propõe-se intervir de acordo com três eixos fundamentais. São, o desenvolvimento de programas ou projectos de promoção da saúde, a realização de diferentes eventos, a promoção da saúde e estilos de vida saudáveis e ainda o apoio/cooperação com diversas entidades.
Assim, além do diagnóstico concelhio, pretende esta empresa continuar com a dinamização do Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão com respostas ao nível dos cuidados primários de saúde, com serviço de tele-medicina, prestação de serviço social integrado e apoio administrativo; prestar cuidados de saúde nos Espaços de Convívio e Lazer e levar a cabo diversas acções desportivas contribuindo desta forma, para uma sociedade mais saudável e socialmente mais equilibrada.
Esta empresa municipal que apresenta um orçamento de 227.876,85 Euros, tem ainda previsto, ao longo de 2008, a realização de várias actividades com destaque para a Festa da Saúde e da Solidariedade, os convívios e passeios de idosos, a comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e a Festa de Natal.
Estas são as linhas mestras de recém criada empresa municipal que tem como objectivos promover o acesso da generalidade dos cidadãos a bens e serviços essenciais nas áreas social e da saúde; conceber e desenvolver projectos em domínios específicos de vulnerabilidade social; promover a gestão de equipamentos colectivos e a prestação de serviços de saúde; criar estruturas e prestar serviços de apoio a idosos, crianças ou cidadãos desfavorecidos; bem como promover a saúde pública; prevenir e combater a toxicodependência; promover os investimentos necessários à consolidação e desenvolvimento da sua actividade. Tem ainda como objectivo, assegurar cuidados de saúde continuados e apoio domiciliário.
Em suma, a gestão desta Empresa Municipal para Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde em articulação com os objectivos prosseguidos pelo Município de Cabeceiras de Basto na área da saúde e do apoio social, visa a satisfação das necessidades de interesse geral, promovendo o desenvolvimento local através de um investimento transversal e abrangente assente numa política activa de combate aos fenómenos de exclusão social, de promoção da plena cidadania dos munícipes, assegurando ainda a sua viabilidade económica e respectivo equilíbrio financeiro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.