Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2007

SECÇÃO: Espaço Europeu

500 milhões de euros para as vinhas

foto
São 510 milhões de euros para a reestruturação e conversão das vinhas na campanha de comercialização de 2007/2008, que irão ser distribuídos pela União Europeia junto dos Estados membros produtores de vinho. Portugal vai receber para uma superfície de quatro mil hectares 34 milhões de euros.
Adaptar a produção à procura é o principal objectivo da proposta que abrange medidas como a reconversão varietal, relocalização de vinhas e melhoria das técnicas de gestão da vinha. De acordo com a Comissão Europeia, os montantes a atribuir não abrangem a renovação das vinhas que cheguem ao fim do seu ciclo de vida natural.
Para Mariann Fischer Boel, Comissária responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, “melhorar a qualidade do vinho que produzimos é uma prioridade absoluta se quisermos vencer o desafio colocado pelos produtores de vinho do Novo Mundo”. Apesar deste programa de reestruturação ter desempenhado, na opinião da comissária, um papel útil desde 1999, Mariann Fischer Boel considera que é necessário fazer mais. “É por essa razão que se impõe uma reforma profunda da Organização Comum do Mercado Vitivinícola. Espero que possamos chegar a acordo sobre esta reforma na reunião de Dezembro dos Ministros da Agricultura da EU”, concluiu a comissária.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.