Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-09-2007

SECÇÃO: Região

Delegação de Rives visitou Cabeceiras de Basto

Enquadrada no âmbito de um processo de geminação que a Junta de Freguesia de Refojos encetou com o município de Rives, deslocou-se a Cabeceiras de Basto, de 27 a 30 de Setembro, uma delegação de franceses.

Os dois autarcas trocaram presentes
Os dois autarcas trocaram presentes
Liderada pelo Presidente daquela localidade de França, Alain Dezempte, a comitiva foi recebida pelos autarcas da freguesia no edifício da Junta de Refojos, que organizou uma cerimónia singela onde estiveram presentes também os Presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, Dr. China Pereira e Eng.º Joaquim Barreto, respectivamente.
Na ocasião, foram partilhadas algumas ideias tendo em vista a concretização deste projecto no mais curto espaço de tempo, que segundo as duas autarquias deve incidir na cultura e na cidadania. Uma “vertente” que agradou o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que na oportunidade considerou tratar-se de mais um passo importante para divulgar e promover a cultura portuguesa junto das comunidades emigradas, assim como partilhar experiências numa sociedade europeia que se anseia cada vez mais forte, solidária e coesa. No final foram igualmente trocadas algumas lembranças entre os presentes.
Cumpridas as formalidades a comitiva de Rives, saboreou a gastronomia local e visitou a Feira de S. Miguel.
foto
Uma recepção no edifício dos Paços do Concelho, a visita a vários equipamentos tais como as Casas da Cultura e da Música, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, o Basto, os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, o Espaço de Convívio e Lazer de Refojos, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros e o Centro Hípico, assim como, a Escola Tecnológica de Lameiros, fizeram parte do programa do segundo dia em terras lusas.
O Presidente Alain Dezempte e os seus colaboradores, tiveram ainda oportunidade para conhecer os usos e costumes desta terra de Basto, ao acompanhar as diferentes iniciativas lúdicas e culturais previstas no programa da festa/Feira de S, Miguel e também Agrobasto, tais como o concurso de gado, a ronda das concertinas, os espectáculos musicais, o fogo de artifício.
O último dia da visita a Cabeceiras ficou marcado pela visita ao Museu das Terras de Basto, em Arco de Baúlhe, pelas actuações das bandas filarmónicas de Cabeceiras e de vale de Cambra, assim como a participação na grandiosa procissão em honra de S. Miguel.
A hora da partida, foi reiterada a vontade e a disponibilidade de ambas as partes na concretização da geminação a firmar entre as localidades de Refojos e de Rives.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.