Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-09-2007

SECÇÃO: Região

Helder António da Silva Gonçalves Mestre em Artes Musicais

Terminou o Mestrado em Artes Musicais em Performance no instrumento Clarinete na Universidade Nova de Lisboa/ Escola Superior de Música de Lisboa (é o mais novo músico de sempre com Mestrado em Música em Portugal, variante performance).
É Licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa – ESML.
Conta já com diversos prémios nacionais, entre os quais o 1º lugar no concurso de Música de Câmara na OPEM em 1999 em Castelo Branco e o Prémio de Melhor Músico Interprete de Música Contemporânea, prémio entregue na Fundação Serralves no Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.

foto
Neste ano gravou um CD com o Quarteto de clarinetes “4REEDS” em directo para todo o mundo na Antena 2.
Em Janeiro de 2007 representou Portugal na cidade de Bremen na Alemanha no “Musik der Nationel Festival”.
A par da carreira de solista e professor do Conservatório Regional de Coimbra, Conservatório David de Sousa da Figueira da Foz e Conservatório Jaime Chavinha em Minde dedica-se também agora à direcção de Orquestra na qual é maestro da Orquestra Molto Vivace com a qual já actuou em importantes palcos no país, como no Centro Cultural de Cascais, Auditório da Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outros, na qual recebeu grandes elogios O repertório abrange um vasto período da história da música desde o Barroco até ao Jazz. O mais relevante é que todas as obras executadas são arranjos de Helder Gonçalves.
Ainda dirige a Orquestra Piccollo que agrupa jovens estudantes até 14 anos, também toca arranjos de Helder Gonçalves.
Este ano deu diversas master class como no Conservatório Eborae Música em Évora, Abrunheira, Conservatório do Funchal na ilha da Madeira, entre outras.
Tem diversos convites para tocar a solo e dar master class como nos Açores, no Festival de Música Contemporânea de Aveiro onde receberá um prémio de música contemporânea.
É responsável do naipe de sopros da orquestra de Câmara de Sintra.
É Músico Honorífico dos quadros efectivos da Banda Sinfónica da GNR, solista da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras – OCCO, fazendo parte do quinteto de sopros residente da Orquestra. Com o quinteto da Orquestra já tem feito diversos recitais com o repertório mais importante para esta formação. É frequentemente convidado para actuar com o Quarteto de Cordas de Cascais onde já fez diversos recitais, sendo um deles considerado o melhor Concerto da época de 2002 e 2004 no Centro Cultural de Cascais – CCC.
Também é solista da Banda Sinfónica Portuguesa sob a direcção do maestro Francisco Ferreira, e freelancer em várias orquestras nacionais.
Além de uma carreira de músico solista também exerce o cargo de Professor de Clarinete e Música de Câmara no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde e no Conservatório de Música David de Sousa da Figueira da Foz.
Vai continuar os seus estudos, ou seja, o Doutoramento na Royal College of Music of London na Inglaterra.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.