Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-09-2007

SECÇÃO: Associações Vivas

LAR DE IDOSOS DE BUCOS INAUGURADO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA SOCIAL

Uma demonstração do Jogo do Pau
Uma demonstração do Jogo do Pau
Orçado em cerca de 550 mil euros, a freguesia de Bucos dispõe de um novo equipamento de apoio social. Trata-se do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial com capacidade para albergar 12 utentes e que certamente vai contribuir para manter os idosos no seu meio e assim impedir o desenraizamento das suas tradições e do seu modus vivendi.
«Este equipamento, esta aposta num equipamento social para idosos integra-se muito bem nas prioridades estratégicas deste governo. A melhoria e bem-estar das nossas crianças e dos nossos idosos, são linhas fundamentais das nossas políticas sociais. Aumentámos os abonos de família para as famílias mais numerosas e temos um abono para as mulheres grávidas. São políticas de apoio à natalidade e às famílias que pretendem pensar mais além, pensar em recuperar a natalidade no nosso país. Precisamos de mais crianças. Por outro lado, temos obviamente que ter melhores condições para os nossos idosos.» Disse o Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Pedro Marques, no decurso da cerimónia de inauguração do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de Bucos, que teve lugar no dia 16 de Setembro, em Vila Boa, freguesia de Bucos, deste concelho. Aquele governante acrescentou ainda que «temos já no país mais de 50 mil idosos que beneficiam do complemento solidário para idosos, para combater a situação de pobreza extrema. E depois, temos outra dimensão que é a dos equipamentos sociais. Foram já aprovados mais de 400 milhões de Euros de investimentos no âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais que representa mais do que o investimento efectuado nos últimos dez anos em Portugal. Com este programa vamos aumentar em 50% o número de lugares em Creches e apostar nas pessoas com deficiência e, sobretudo, nos idosos».
O Rancho de S. Nicolau participou na inauguração
O Rancho de S. Nicolau participou na inauguração
O Secretário de Estado, Dr. Pedro Marques, concluiu a sua intervenção referindo: «Continuaremos a estar presentes para apoiar esta Instituição. Sabemos que fizeram muito, e nós não deixaremos de estar presentes e atentos às vossas necessidades».
«O Lar de Idosos de Bucos é a concretização de uma das maiores aspirações da Instituição e foi conseguida depois de ultrapassadas muitas dificuldades e da união de esforços e vontades, quer da Direcção do Centro Social, do Ministério da Solidariedade, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, dos Conselhos Directivos de Baldios das freguesias de Bucos e Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), mas também da população». Referiu, no seu discurso, o Padre Avelino Vilela, Presidente da Direcção do Centro Social, que aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os que tornaram possível este dia apelando a uma participação activa dos diversos agentes para que a obra inaugurada «cumpra a sua função social com a dimensão do amor e da esperança».
Secretário de Estado visitou as instalações
Secretário de Estado visitou as instalações

Lar de Idosos com capacidade para 12 utentes

O Lar de Idosos de Bucos tem uma capacidade para acolher, em alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente 12 utentes, pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.
Este equipamento social representa um investimento total de 550 mil Euros. Foi iniciado antes do lançamento do Programa PARES. Contudo, recebeu uma comparticipação da Segurança Social, através de outros programas, no valor de 160 mil Euros.
Mulheres da freguesia de Bucos recriaram vivências de outros tempos
Mulheres da freguesia de Bucos recriaram vivências de outros tempos
Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto felicitou as gentes de Bucos e a Direcção do Centro Social pela concretização desta obra. Disse que «a autarquia está atenta aos novos desafios que o aumento da esperança média de vida constitui». Lembrou o que foi feito nos últimos anos no concelho, no âmbito do apoio aos mais idosos, destacando as parcerias que a Câmara Municipal tem estabelecido com as IPSS’s, a Igreja, os Centros Sociais e outros agentes que têm permitido criar equipamentos para dar respostas às necessidades sociais. Referiu-se ainda a novos projectos a implementar em breve no concelho, nomeadamente na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) e no Arco de Baúlhe, tendo em vista aumentar o número de respostas à população cabeceirense. Anunciou também que «uma das prioridades da autarquia é agora a transformação dos actuais Espaços de Convívio e Lazer em Centros de Dia, onde o objectivo principal é promover um envelhecimento saudável através, quer do apoio social, quer da prestação de cuidados de saúde, algo que já está em curso na Unidade Móvel de Saúde que percorre o concelho, dessa forma garantindo serviços de proximidade». Por último, o Presidente da Câmara manifestou total disponibilidade para continuar a colaborar e apoiar este tipo de projectos de combate à monotonia e à solidão e consequentemente à promoção do bem-estar da população.
Um almoço/convívio oferecido à população
Um almoço/convívio oferecido à população
Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Prof. Fernando Brás, manifestou de igual forma a sua satisfação pela conclusão de um equipamento há muito ansiado e que certamente vai contribuir para manter os idosos no seu meio e assim impedir o desenraizamento das suas tradições e do seu modus vivendi.
Foi um dia de Festa em Bucos a que se associaram centenas de populares para assistir à inauguração do Lar de Idosos que terminou com um almoço/convívio oferecido pela Instituição e servido na aprazível área de Lazer do Carvalhal, Vila Boa, Bucos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.