Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2007

SECÇÃO: Região

CAVEZ ACOLHE
XVIII FESTIVAL FOLCÓRICO DE BASTO

O Largo do Souto, centro histórico da vila de Cavez, serviu uma vez de cenário para a realização do XVIII Festival Folclórico de Basto. Uma iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da empresa Emunibasto, da Junta de Freguesia de Cavez e do Grupo Desportivo de Cavez, bem como do INATEL, que proporcionou ao numeroso público presente uma animada noite de verão ao som dos acordeões, concertinas, cavaquinhos e outros instrumentos de cariz popular bem do agrado das gentes desta terra.

O Cavezense Dr. Jorge Machado, Vice-Presidente da Câmara Municipal oferece
O Cavezense Dr. Jorge Machado, Vice-Presidente da Câmara Municipal oferece
O Festival teve lugar no dia 18 de Agosto e começou com o desfile etnográfico dos grupos participantes, que percorreram as ruas daquela localidade, desde a Escola EB da Ferreirinha, até ao Largo do Souto, ao toque do Grupo de Bombos da Associação Recreativa de Moimenta, que abrilhantou a festa com várias arruadas.
Em palco estiveram o Rancho Folclórico e Etnográfico de Lordelo e o Grupo Folclórico de Corredoura, ambos de Guimarães, assim como, os Ranchos Folclóricos de S. Nicolau e de “S. João Baptista de Cavez”, deste concelho, apresentando os seus trajes, as suas músicas e as suas danças tradicionais. Esta jornada dedicada ao folclore e à etnografia do Baixo Minho, foi marcada pela qualidade da prestação dos vários grupos presentes em palco, que ao longo dos anos recolhem e divulgam o vasto património regional.
A festa terminou com uma sessão de fogo de artifício, encerrando desta forma mais uma edição do Festival de Folclore de Basto, iniciativa com dezoito anos de vida que desde a sua criação tem contribuído para a divulgação do folclore e da etnografia local e regional, em prol da promoção dos usos e costumes dos povos de Norte a Sul de Portugal.
Segundo informação divulgada, esta iniciativa pretende, promover os valores culturais, as tradições etnográficas e a música popular destas terras, ao mesmo tempo que se aproveita a presença de muitos emigrantes em férias no concelho para lhes proporcionar um espectáculo de que apreciam e de que gostam.

Cinema e música animam Noites de Verão

Paralelamente às iniciativas de cariz popular que em época de verão se realizam um pouco por todo o concelho, decorre, às Sextas e aos Sábados, um programa de animação das Noites de Verão. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, que de alguns anos a esta parte anima quer a Praça da República, quer algumas freguesias, tais como Cabeceiras – S. Nicolau. Cinema, karaoke, animação musical, desporto, jogos tradicionais, são algumas das actividades realizadas e agendadas durante os meses de Verão. Acções, estas direccionadas quer para a população do concelho, quer para todos quantos visitam o concelho nesta época de Verão.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.