Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2007

SECÇÃO: Região

Mel fonte de riqueza e saúde


foto
A região de Basto tem boas condições para a produção de mel de elevada qualidade. Com uma flora variada e prolongada na Primavera, tem o seu apogeu com as urzes que florescem em extensas encostas de solos pobres. O mel resultante destas flores tem tonalidade escura com características muito próprias e fortemente aromático. Trata-se por isso de um produto que se apresenta como uma mais valia da floresta e que Francisco Castro Lopes, Joaquim Magalhães e José Manuel Sousa há muito descobriram. O gosto pela apicultura, levou os três cabeceirenses a associarem-se e a comercializarem este produto local. Multifloral ou urze são os aromas disponíveis que o consumidor pode encontrar no “Mel de Basto”.
Uma fonte de saúde que pode igualmente apresentar-se como uma fonte de riqueza e compensar aqueles que dedicam os seus tempos de lazer a esta arte tão interessante quanto delicada, já que todo o processo de fabrico do mel exige disponibilidade, gosto e muitas horas de trabalho e de acompanhamento dos enxames.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.