Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2007

SECÇÃO: Região

Balanço positivo no encerramento da
Festa das Comunidades e dos Produtos Locais

O artesanato local esteve patente ao público neste certame. Na foto, Joaquim Barreto, Presidente da Câmara,  cumprimenta as artesãs de Bucos
O artesanato local esteve patente ao público neste certame. Na foto, Joaquim Barreto, Presidente da Câmara, cumprimenta as artesãs de Bucos
Artesanato, produtos locais, gastronomia, folclore, espectáculos tauromáquicos e animação diversificada atraíram à Festa das Comunidades e dos Produtos Locais de Cabeceiras, milhares de pessoas, que durante três dias apreciaram, conheceram e saborearam o que de melhor se produz nesta terra de Basto.
A Festa das Comunidades e dos Produtos Locais encerrou no dia 12 de Agosto, em Cabeceiras de Basto com uma Monumental Corrida de Toiros, verdadeiro espectáculo tauromáquico onde Joaquim Bastinhas, cabeça de cartel “levantou” a praça que o saudou pela sua belíssima prestação. De referir também o desempenho do jovem mexicano Gaston Santos, que pela primeira vez em Cabeceiras de Basto recebeu do público presente grande ovação e agrado. Este último dia ficou ainda marcado pela realização de uma animada Garraiada, que registou uma enchente de pessoas vindas de toda a região.
O Rancho Folclórico da Associação Portuguesa de Rives
O Rancho Folclórico da Associação Portuguesa de Rives
Ao longo de três dias, a Câmara Municipal e a Emunibasto, com o apoio da Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e da Minho de Eventos, promoveram um conjunto de acções que tiveram como principal objectivo proporcionar aos emigrantes cabeceirenses, que aqui se deslocam nesta época balnear de férias, o contacto com as suas raízes, os usos e costumes da sua terra natal.
A exposição e os espectáculos levados a cabo durante este certame trouxeram a Cabeceiras de Basto, um grande número de visitantes que daqui saíram satisfeitos e agradados com o que viram. Por outro lado, a promoção da gastronomia local respectivamente, das raças autóctones, os doces, os vinhos verdes de Basto, aliados ao artesanato local marcaram presença neste certame onde estiveram integradas outras actividades com expressão económica e ligadas ao desenvolvimento rural destas terras de Basto, tais como a PROBASTO, a Mútua de Basto, a Rural Basto e a Adib.
Reunião de trabalho com autarcas e dirigentes associativos  debate a emigração
Reunião de trabalho com autarcas e dirigentes associativos debate a emigração

Comunidades apresentaram actividades

Presentes estiveram também, o Município de Neuville-Sur-Saône, com a apresentação de vários painéis referenciando as potencialidades e as actividades desenvolvidas naquela localidade de Lyon, França, cuja geminação encetada com Cabeceiras de Basto em 1997 assinala este ano uma década de amizade luso –francesa. Também a Associação Portuguesa de Rives, da região de Grenoble, apresentou aos portugueses as acções desenvolvidas pela comunidade emigrada naquela localidade francesa em colaboração com o Município de Rives, terra onde reside e trabalha um grande número de portugueses e de cabeceirenses.
O toureiro Joaquim Bastinhas "levantou" a Praça
O toureiro Joaquim Bastinhas "levantou" a Praça
Com esta edição da Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, os artesãos e os produtores locais que se dedicam à transformação e conservação dos mais variados produtos genuínos agrícolas ou pecuários desta região, puderam promover a sua venda, alargando, assim os resultados dos negócios, os quais já movimentam algumas dezenas de empresas familiares.
Esta iniciativa vem assim justificar a justeza da estratégia da Autarquia Cabeceirense que, ao longo dos últimos anos, tem apostado fortemente no desenvolvimento de uma dinâmica sócio-económica própria, que passa pela criação de actividades complementares dos sectores agro-pecuários, por forma a fixar as populações nas suas terras.
O Presidente da Câmara, Joaquim Barreto acompanhado por autarcas e dirigentes associativos visitaram os stands de Rives e Neuville-sur-Saône
O Presidente da Câmara, Joaquim Barreto acompanhado por autarcas e dirigentes associativos visitaram os stands de Rives e Neuville-sur-Saône
No entanto, os emigrantes que estão de férias na sua terra foram os principais alvos desta realização, que procurou estreitar laços fraternos e de afecto que ligam aqueles que trabalham no estrangeiro aos seus conterrâneos e às suas origens, objectivo este alcançado com pleno êxito.




foto



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.