Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-07-2007

SECÇÃO: Região

Duarte Nuno de Vasconcelos apresenta
CAVEZ DA TERRA DE BASTO - LUGARES, CASAS E FAMÍLIAS

“Cavez das Terras de Basto – Lugares, Casas e Famílias” é o título do segundo volume que o Cabeceirense Dr. Duarte Nuno de Vasconcelos apresentou no passado dia 21 de Julho, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.
Um trabalho monográfico que tem na sua génese a motivação do estudo e da divulgação “ad perpetuam rei memoriam” de algumas Casas, lugares e Famílias de Cavez, freguesia deste concelho de Cabeceiras de Basto. Este segundo volume extravasa o objectivo inicial para se alargar à própria freguesia e à respectiva estruturação sócio-económica através dos tempos, desde longínquas eras pré-históricas à actualidade, cruzando etnias, línguas, religiões, costumes e culturas, reflexos de invasões, migrações e guerras.

O autor na cerimónia de lançamento do Livro II Cavez da Terra de Basto
O autor na cerimónia de lançamento do Livro II Cavez da Terra de Basto
A obra relata a vivências da própria freguesia, das casas e de quem nelas habitou. Gente dos lugares das Cortinhas, da Trofa, da Venda, do Outeiro, da Roçada, da Pedra, de Vila Franca, de Arosa ou da Reboriça, que aqui se dá noticia. Trata-se por isso de uma obra cuja edição ajudará certamente a melhor conhecer e a entender a história local concelhia, traduzindo-se assim, num contributo para a riqueza do património cultural desta terra, desvendando os laços e as relações familiares e sociais estabelecidos ao longo dos anos, o que ajuda os leitores a conhecer melhor as raízes e as gentes de Basto.

Elegante e de grande riqueza estilística

Ao longo do livro, os factos aparecem envoltos pelo empenho e envolvimento pessoal do autor, divulgando desta forma o registo genealógico de algumas famílias daquela vila. Cavez das Terras de Basto é, por isso, um livro cuja elegância e riqueza estilística, fazem da sua leitura um prazer seja qual for a página ou o capítulo em que se abra. É por isso, uma obra cuja edição ajudará certamente a melhor conhecer e a entender a história local concelhia.

Um contributo ao conhecimento da terra e da gente

Segundo informação divulgada, a Câmara Municipal, acolheu com agrado a publicação deste trabalho, tal como vem sucedendo com outras obras já editadas por estudiosos cabeceirenses, tendo como principal objectivo dar a conhecer melhor Cabeceiras de Basto, e, simultaneamente, estimulando outros trabalhos a fazer pelos escritores cabeceirenses.
Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todos quantos se deslocaram ao Auditório Municipal para assistir ao lançamento de mais uma obra deste autor Cabeceirense que através do seu livro partilha a sua sabedoria e dá o seu contributo para um melhor conhecimento desta terra e desta sua gente.
Cavez das Terras de Basto é por isso, um “inventário” do património rural, natural e edificado, que permite preservar e perpetuar a imagem humanista e paisagista do século XX,
Recorde-se que, além de apoiar este tipo de iniciativas a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos últimos anos, a adquirir, recuperar e valorizar edifícios de valor patrimonial, conferindo-lhes novas funcionalidades e colocando-os ao serviço dos munícipes. Conhecer e valorizar o património edificado, cultural e social destas gentes tem sido uma das apostas da autarquia, que procura cada vez mais dotar o Município das condições que melhor sirvam o desenvolvimento harmonioso e sustentado, por forma a elevar o nível e os padrões de vida das populações que aqui vivem e trabalham.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.