Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-07-2007

SECÇÃO: Associações Vivas

MÚTUA DE BASTO
UMA ASSOCIAÇÃO ATENTA AOS NOVOS DESAFIOS

A Associação Mútua de Seguros de Gado – Mútua de Basto é uma Associação de agricultores sem fins lucrativos e de utilidade pública, constituída em 17 de Março de 1988 que tem actualmente cerca de 12.000 associados espalhados nas Terras de Basto, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena e em outros concelhos principalmente da região Norte de Portugal.

Ministro da Agricultura inaugurou as instalações renovadas da Associação
Ministro da Agricultura inaugurou as instalações renovadas da Associação

A ideia de criar esta Associação foi a de apoiar as pessoas, muito em particular os agricultores, na prestação de serviços diversos e no acesso a informações úteis que estes não possuíam, numa fase crucial dado que tínhamos aderido já à Comunidade Económica Europeia. Assim, havia necessidade de aproveitar os apoios financeiros que essa adesão viria a proporcionar a todos os sectores económicos, especialmente às comunidades inseridas nos meios rurais. Por outro lado, a constatação de que neste sector da prestação de serviços os principais agentes do desenvolvimento rural estavam um pouco desamparados e não tinham a informação devida, levou os fundadores da Mútua de Basto a pensar seriamente na sua criação para intervir em áreas vitais tais como: a pecuária, a formação profissional ou a realização dos mais diversos seguros, com prémios acessíveis, de forma a possibilitar eventuais indemnizações em caso de sinistros.
O Presidente da Mútua, Eng. Joaquim Barreto mostra com orgulho um dos troféus recebidos
O Presidente da Mútua, Eng. Joaquim Barreto mostra com orgulho um dos troféus recebidos

Ao longo dos anos, a Mútua de Basto tem desenvolvido a sua actividade atenta aos desafios que se vão apresentando, diversificando a prestação de serviços à sociedade em geral e aos agricultores em particular, nomeadamente os Seguros, a Formação Profissional, a Inseminação Artificial, a Organização de Produtores Pecuários, o Agrupamento de Produtores de Cabrito das Terras Altas do Minho, entre outras, tendo presente o desenvolvimento das Terras de Basto, a preocupação de fixar as populações rurais, contribuindo para a melhoria das suas condições de vida.
Eng. Victor Barros, Presidente da Companhia das Leziras em visita à Mútua
Eng. Victor Barros, Presidente da Companhia das Leziras em visita à Mútua

Para que, com todo este trabalho, se tenham conseguido os melhores resultados tem sido fundamental o estabelecimento de parcerias com as diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, ligadas ao sector agrícola, florestal e pecuário.

A grande abrangência da sua intervenção ao nível da preservação do património animal, do desenvolvimento pessoal e social e da promoção e valorização dos produtos regionais de qualidade, permitiu obter o reconhecimento de Pessoa de Utilidade Pública (Diário da República, II Série, nº 201 de 31 de Agosto de 2000).

Um novo ciclo

Museu da Lã, um projecto dinamizado pela Mútua
Museu da Lã, um projecto dinamizado pela Mútua
Sediada na Rua Antunes Basto, em Cabeceiras de Basto, em instalações próprias, recentemente objecto de grande intervenção que veio criar melhores condições a todos os que lá trabalham mas, também, aos associados que ali se deslocam para a resolução dos mais diferentes assuntos, a Mútua de Basto sofre em 2007 uma viragem significativa, sem contudo perder de vista os seus objectivos iniciais, ou seja, o apoio ao mundo rural.

Segundo o seu presidente da direcção, Eng.º Joaquim Barreto, a Mútua de Basto aprovou já em Assembleia-geral uma alteração de denominação e objecto social, cuja escritura pública está agendada para os próximos dias.
Deputados da Assembleia da República tomaram contacto com a actividade da Mútua
Deputados da Assembleia da República tomaram contacto com a actividade da Mútua
A, agora designada, Associação de Desenvolvimento Rural, Mútua de Seguros e Multi-serviços – Mútua de Basto/Norte, tem a sua área social de intervenção correspondente à NUT II, ou seja, todos os concelhos da Região Norte de Portugal.

A promoção e o desenvolvimento integrado e sustentado dos meios rurais, através da dinamização de iniciativas de apoio às actividades produtivas, à protecção do ambiente e a indemnização dos associados pelos prejuízos que sofram nos seus bens, nomeadamente no seu efectivo pecuário são os objectivos da Mútua de Basto que, para levar por diante esta tarefa, poderá:
Alguns dos Produtos Locais promovidos pela Mútua
Alguns dos Produtos Locais promovidos pela Mútua

Promover acções que contribuam para a melhoria da classificação sanitária das explorações pecuárias, para assegurar o melhoramento e bem-estar animal, através da sanidade animal e da inseminação artificial;
Proceder à promoção, divulgação e comercialização dos produtos locais;
Fomentar a comercialização das produções agrícolas, pecuárias e silvícolas;
foto
Implementar actividades complementares do rendimento das populações rurais, nomeadamente o turismo, a caça e o artesanato;
Promover a animação e a implementação de programas de desenvolvimento regional;
Garantir a implementação de actividades que invertam o processo de desertificação do meio rural;
foto
Promover Formação Profissional para os agentes envolvidos nas diversas áreas de actividades da Mútua.


Os serviços de hoje

Actualmente os associados da Mútua de Basto tem ao seu dispor um conjunto de serviços que vão desde a realização de seguros, ao apoio na formalização de candidaturas para a obtenção de apoios financeiros da União Europeia, à promoção e venda de produtos locais, à sanidade animal, à inseminação artificial, à promoção e venda de serviços de turismo, à qualificação das pessoas, à formação profissional.
A Mútua valoriza as Raças Autóctones
A Mútua valoriza as Raças Autóctones






































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.