Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2007

SECÇÃO: Região

Geminação
AUTARCAS PREPARAM GEMINAÇÃO DE REFOJOS COM RIVES

Festival Internacional de Folclore - um encontro de culturas
Festival Internacional de Folclore - um encontro de culturas
Uma delegação portuguesa constituída pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, e pelos presidentes, da Junta e Assembleia de Freguesia de Refojos, Francisco Alves e Profª Stela Monteiro, deslocaram-se nos dias 13 e 14 de Julho a Rives, na França, para participar nas festividades levadas a cabo naquela localidade gaulesa subordinadas ao tema Portugal.
Uma iniciativa que contou com a presença de vários conselheiros municipais, franceses e um grande número de portugueses que ali se encontram radicados a viver e a trabalhar. Uma jornada que envolveu estas duas comunidades que de alguns anos a esta parte “namoram” uma geminação que em breve pretendem selar e desta forma formalizar a amizade que as duas comunidades vêm construindo, quer com deslocações a Rives, quer com deslocações a Cabeceiras de Basto. Uma geminação que terá especial incidência nas áreas da cultura e da Europa, referiu Alan Dezempte, presidente do Município de Rives, aquando da deslocação de alguns cabeceirenses àquela localidade para assistir ao Festival Internacional de Folclore, iniciativa organizada pela Associação Folclórica Portuguesa de Rives “Rosas da Primavera”, principal impulsionadora desta geminação.
O Presidente de Rives recebeu a comitiva e falou sobre as bases da geminação a encetar
O Presidente de Rives recebeu a comitiva e falou sobre as bases da geminação a encetar
Na ocasião o autarca francês informou que o conselho municipal já aprovou na última reunião, uma declaração solene destinada a formalizar a carta de geminação, estando agora a aguardar que decorram os procedimentos administrativos necessários para que a mesma possa ser levada a efeito e se possa consolidar.

Festival Internacional de Folclore

Centenas de pessoas deslocaram-se a Rives para assistir a mais uma edição do Festival internacional de Folclore, que reuniu vários grupos luso-franceses e também dois grupos provenientes da Sérvia e da Hungria num verdadeiro encontro de culturas. Uma iniciativa bem do agrado do numeroso público presente, organizada pelas “Rosas da Primavera” que desta forma proporcionou uma jornada de grande animação e salutar convívio entre os povos.

Autarcas e numeroso público assistiram ao espectáculo folclórico
Autarcas e numeroso público assistiram ao espectáculo folclórico
A vontade de assinar o protocolo de geminação

Quer na primeira visita que o Presidente da Câmara, Joaquim Barreto, efectuou a Rives, aquando do Festival Internacional Folclórico, no dia 7 de Julho, quer na segunda onde esteve também o Presidente da Junta de Freguesia de Refojos para participar no cortejo etnográfico nos dias 13 e 14 de Julho, ficou patente a vontade das duas comunidades formalizarem a amizade encetada e consolidar a geminação. Geminação onde os valores da democracia, da consolidação da Europa e particularmente dos valores culturais serão exaltados. A este propósito Joaquim Barreto, Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, manifestou a sua vontade em que neste processo sejam partilhados e fomentados os valores da gestão democrática e participada, traduzindo-se numa verdadeira união de povos e de pessoas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.