Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2007

SECÇÃO: Região

Geminação Cabeceiras de Basto – Neuville Sur Saône
DEZ ANOS DE AMIZADE LUSO-FRANCESA

O Consul Geral de Portugal em Lyon associou-se ao 10º Aniversário da Geminação Cabeceiras - Neuville
O Consul Geral de Portugal em Lyon associou-se ao 10º Aniversário da Geminação Cabeceiras - Neuville
Os Municípios de Cabeceiras de Basto e Neuville Sur Saône assinalaram com um programa festivo o 10º aniversário de geminação, naquela localidade francesa.
Uma delegação de portugueses liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, deslocou-se a Neuville-Sur-Saône, em França, para assinalar o 10º aniversário da geminação encetada entre estas vilas europeias em 1997.
Uma data que o presidente do Município de Neuville-Sur-Saône, Dr. Paul Laffly, considerou como uma grande alegria já que permitiu o reencontro de duas comunidades que nos últimos dez anos têm vindo a fortalecer laços de amizade.
O Grupo Folclórico Português abrilhantou a festa
O Grupo Folclórico Português abrilhantou a festa
A comitiva foi recebida na Câmara Municipal, onde teve lugar uma reunião de trabalho que serviu para fazer o balanço destes 10 anos de encontros e intercâmbios sócio-culturais e económicos, bem como, para delinear novos projectos e acções capazes de contribuir para aproximar ainda mais portugueses e franceses.

Visita aos novos equipamentos de Neuville

O Presidente Joaquim Barreto de visita à exposição alusiva a Cabeceiras de Basto
O Presidente Joaquim Barreto de visita à exposição alusiva a Cabeceiras de Basto
O programa prosseguiu com a visita às obras levadas a cabo naquele edifício público, que sofreu várias alterações com o objectivo de proporcionar um atendimento mais eficaz aos munícipes, modernizando e tornando mais funcional aquele espaço e aqueles serviços. Após uma visita à exposição alusiva a Cabeceiras de Basto patente ao público nos claustros da Câmara Municipal, a comitiva foi visitar outros equipamentos tais como um espaço jovem e familiar, um centro para crianças, um liceu e um Gimnodesportivo, tendo oportunidade de ver in loco os investimentos efectuados por aquele município gaulês.
A jornada prosseguiu com um passeio pelo Saône e um concerto de música clássica realizado no âmbito do Festival de Verão «Les Pianissimes».

10 anos assinalados em festa

Autarcas e Associações presentes nas cerimónias festivas
Autarcas e Associações presentes nas cerimónias festivas
No dia 8 de Julho, tiveram lugar as cerimónias oficiais. Apesar do tempo chuvoso a sala «Clos du Billard» acolheu todos os que se associaram a esta iniciativa. Na presença do Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Dr. Joaquim Lemos, do presidente, Dr. Paul Laffly e de vários conselheiros municipais de Neuville, da vereadora Profª Stela Monteiro, da representante da Assembleia Municipal, Profª Benvinda Magalhães, dos representantes das duas associações luso-francesas, e público em geral, o Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, disse tratar-se de um processo com resultados positivos, já que das experiências trocadas e das iniciativas levadas a cabo resultou uma nova atitude cultural e um novo horizonte civilizacional que contribuiu para a afirmação das potencialidades de Cabeceiras de Basto. Ao longo de 10 anos, estas duas comunidades tiveram oportunidade de se conhecer melhor, de aproximar os cidadãos através das associações, dos grupos e das colectividades representativas. O edil Cabeceirense referiu também que ainda há muito a fazer no sentido de aprofundar esta amizade e fraternidade, no entanto não deixou de realçar o papel hospitaleiro que desempenharam ao receber os nossos conterrâneos e compatriotas que ali se radicaram para viver e trabalhar. Enalteceu também o papel dos emigrantes, que considerou como os principais fomentadores deste contacto de amizade e também fortes elos de ligação entre as duas comunidades, dos quais destacou Alfredo Magalhães da Silva. Na ocasião, o autarca realçou ainda a acção de um homem cujo “entusiasmo e trabalho tem sido determinante para o excelente percurso desta afectuosa ligação irmã”, ou seja, o Dr. Paul Laffly.
Reunião de trabalho faz balanços e projecta futuro
Reunião de trabalho faz balanços e projecta futuro
A terminar, Joaquim Barreto, garantiu continuar a desenvolver a geminação, aprofundando os contactos e criando novas formas de relacionamento e procurando reforçar e diversificar os programas de intercâmbio.
Seguiu-se o toque dos Hinos de Portugal e de França, a troca de lembranças, terminando a festa com a animação do Grupo Folclórico Português de Neuville e um repasto oferecido pela comunidade portuguesa local a que se seguiu um almoço oficial.
O décimo aniversário ficou marcado pelo convívio e compreensão mútua que se foi estabelecendo na última década.
Visita à "Mairie" de Neuville-Sur - Saône que foi alvo de grandes obras
Visita à "Mairie" de Neuville-Sur - Saône que foi alvo de grandes obras

Cabeceiras recebe jovens franceses em Outubro

Uma das próximas acções é um intercâmbio de jovens, que incide na visita de um grupo de «Neuvillois» a Cabeceiras de Basto no próximo mês de Outurbo, para conhecer este concelho com quem estão geminados, desenvolver acções de trabalho durante a manhã e da parte de tarde conhecer a região. Para a primavera será a vez de um grupo de portugueses se deslocar àquela localidade. Por sua vez, ficou agendada uma visita de técnicos portugueses a Neuville-Sûr-Saône, em Novembro próximo para conhecer os métodos de organização daquela comunidade. Previsto está também, a celebração do aniversário desta geminação, desta feita em Cabeceiras de Basto.
Passo a passo, estas duas comunidades irmanadas estão a contribuir para a construção de uma consciência Europeia mais próxima e mais coesa.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.