Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-06-2007

SECÇÃO: Educação

CÂMARA APOSTA NA FORMAÇÃO DOS CABECEIRENSES

Vinte formandos frequentam desde o dia 27 de Junho, no edifício multiusos do mercado municipal, um curso de jardinagem.
Trata-se de uma acção de formação que resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o Centro de Formação de Chaves e o Centro de Emprego de Basto, que durante dezasseis meses, vai proporcionar aos formandos inscritos a aquisição de conhecimentos de jardinagem, garantindo em simultâneo a equivalência ao 9º ano de escolaridade e a certificação profissional nesta área. Uma nova oportunidade de qualificação e formação que visa contribuir para a sua posterior inserção no mercado de trabalho. Oportunidade esta, que o edil Cabeceirense, Eng.º Joaquim Barreto, espera ver aproveitada por todos os que frequentam esta acção, quer em prol da sua valorização pessoal e profissional, quer na criação do próprio emprego e na dinamização económica do concelho.

Sessão de abertura do curso de jardinagem
Sessão de abertura do curso de jardinagem
O Presidente da Câmara considerou ainda que a jardinagem é uma área com futuro, que pode, através da constituição de empresas de prestação de serviços neste sector, criar novas oportunidades laborais. Por fim, o autarca apelou para o empenho dos formandos na aquisição de novos conhecimentos que serão certamente uma mais valia para melhorar a qualidade de vida e o seu bem-estar.
Na cerimónia, onde estiveram presentes também formadores e responsáveis da autarquia pela área da formação, o director do Centro de Emprego de Basto disse tratar-se de mais uma resposta adequada às necessidades das pessoas que estão inscritas nesta estrutura, apelando na ocasião, aos formandos, para que valorizem toda a aprendizagem que vão receber, pois trata-se de uma actividade em expansão que com empenho e espírito de iniciativa pode ser bem sucedida e garantir o acesso ao emprego com mais facilidade.
Da mesma opinião partilhou o director do Centro de Formação de Chaves que na ocasião agradeceu a frutífera colaboração que tem recebido por parte da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e que tem sido bem sucedida. Referiu ainda que esta é uma acção enquadrada no programa nacional «Novas Oportunidades», que proporciona a quem tem mais de 18 anos e se encontra desempregado, a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e competências e desta forma, obter uma certificação escolar e laboral, viabilizando ainda a prossecução dos estudos, no ensino secundário e universitário. Informou também, os formandos que podem agora aceder às novas tecnologias através da aquisição de computadores portáteis, no âmbito da iniciativa do governo para a generalização do acesso a computadores pessoais e à banda larga, que permite aos adultos inscritos a aquisição de um computador a preços reduzidos, bem como o acesso gratuito à Internet.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.