Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2007

SECÇÃO: Região

Para melhorar as redes de distribuição de energia eléctrica
EDP investe um milhão e cem mil euros em Cabeceiras de Basto

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a empresa EDP Distribuição - Energia, S.A. – rede do AVE/SOUSA, procederam no dia 16 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, à assinatura de um acordo de parceria entre as duas entidades tendo em vista melhorar a qualidade do serviço prestado aos Cabeceirenses.

foto
Com a assinatura do presente acordo a EDP propõe-se, e em regime de parceria com o Município de Cabeceiras de Basto, proceder durante o ano de 2007, à remodelação das redes de distribuição da energia eléctrica e iluminação pública nos principais acessos às vilas de Cabeceiras de Basto e de Arco de Baúlhe, uma vez que as mesmas são, actualmente, compostas por postes de betão e cabos aéreos, apresentando alguma obsolescência e indesejável número de avarias, que serão em breve substituídas por redes subterrâneas e colunas metálicas de iluminação pública. Os trabalhos a realizar representam um investimento de 500.000,00 Euros.

Câmara comparticipa na realização dos trabalhos

A EDP fica assim obrigada a fornecer os projectos necessários à execução das infra-estruturas, dos trabalhos eléctricos e a acompanhar e fiscalizar as obras, enquanto que à Câmara Municipal compete comparticipar com a quantia de 109.728,00 Euros, executar os trabalhos de construção civil necessários à realização daquelas obras, tais como abertura e tapume de valas na via pública e, ainda, as relativas ao estabelecimento de ramais de alimentação às habitações, reposição de pavimentos e colocação de caixas de visita. O fornecimento e colocação de tubos para travessias na via pública e a sinalização das valas no decurso dos trabalhos são também, tarefas da responsabilidade da Autarquia.
Numa cerimónia simples o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, onde estiveram presentes também, vereadores e presidentes de junta de freguesia, disse tratar-se de uma parceria que resulta da boa vontade das partes, que permite qualificar e beneficiar algumas redes existentes nas principais vilas do Município, que se encontravam antiquadas, desenvolvendo desta forma, um trabalho importante para o concelho e para os principais centros urbanos, o que constitui motivo de regozijo para o autarca.
Além deste investimento, a EDP tem em curso e previstas obras em todas as freguesias ao nível da reformulação, construção e ampliação das redes de média e baixa tensão de iluminação pública e em postos de transformação no reforço de potência e novas construções nas freguesias de Arco de Baúlhe, Bucos, Outeiro, Painzela, Refojos de Basto, Riodouro, S. Nicolau e vilar de Cunhas, perfazendo um investimento global de 600.000.00 Euros.
O Eng.º Santos Ferreira, director da EDP Distribuição – rede do AVE/SOUSA, aproveitou para agradecer a pronta colaboração que o Município de Cabeceiras de Basto sempre disponibilizou a esta empresa e da qual resultou um trabalho profícuo em prol do bem estar dos cidadãos. Esta solicitação de parceria manifestada pela Autarquia foi prontamente aceite já que daqui resultam benefícios para a população. Atenta às necessidades dos seus clientes, a EDP procura também nos seus planos anuais de actividade, abranger as obras que melhor correspondam às necessidades dos clientes. Desta forma, a EDP está a procurar satisfazer as crescentes exigências dos munícipes e deixar que estas pessoas se sintam mais satisfeitas quer ao nível da iluminação das vias públicas, quer ao nível da qualidade do serviço técnico que presta directamente.
As obras que terão lugar ao longo do corrente ano constituem um montante global no concelho na ordem de um milhão e cem mil euros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.