Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Última Página

Vai para dez anos
CABECEIRAS DE BASTO PRESENTE NA FEIRA ANUAL DO 1º DE MAIO EM NEUVILLE SUR SAÔNE

foto
Pelo décimo ano consecutivo a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto fez-se representar na Feira anual do 1º de Maio em Neuville Sur Saone (França), através de uma delegação da empresa municipal Emunibasto, que expressamente se deslocou àquela vila dos arredores de Lyon com a qual o nosso município se encontra geminado.
O principal objectivo foi desde logo, responder ao convite formulado pelo Presidente da Câmara local, o Mr. Maire Dr. Lafly; depois, marcar presença e aprofundar o cunho cultural de Cabeceiras de Basto junto daquela comunidade onde residem e trabalham muitos portugueses oriundos do nosso concelho, indo ao seu encontro com os produtos mais genuínos e característicos da nossa terra, como o artesanato, o mel, o vinho verde, a broa e o fumeiro, produtos estes que facilmente nos identificam e com os quais também já muitos franceses se encontram familiarizados.
foto
Como de costume, o espaço reservado às representações estrangeiras geminadas com Neuville Sur Saone (Cabeceiras de Basto, a vila de Alpirsbacher, da Alemanha) situa-se em pleno coração da vila. A feira estende-se por uma vasta área que abrange os principais largos e arruamentos da vila vedados ao trânsito motorizado desde as primeiras horas do dia e desenvolve-se, com a normalidade de um ordenamento programado, desde a alvorada até ao por do sol, num roda-viva de gente.
O “stand” cabeceirense facilmente se identifica por entre o emaranhado de tendas e o corrupio da multidão. À sua frente, em local estratégico, levantam-se três estandartes com as bandeiras da Europa, de Portugal e do nosso município, ladeadas pelo balcão onde se expõem os produtos locais e por diversos painéis com fotografias e textos alusivos a Cabeceiras de Basto. Desde bem cedo, todo o espaço envolvente se converte em ponto de encontro e de convívio entre amigos e familiares de muitos portugueses. Sem delongas, fazem-se as primeiras provas, experimentam-se os cheiros e sabores que despertam lembranças de lares, lareiras e adegas distantes. E, quando mais pela tardinha o calor aperta assiste-se então à “perfeita geminação” entre o verde “Alma Nova” e a cerveja dos alemães de Alpirsbacher e aí, o convívio redunda em festa rija, com a entrada das concertinas, pelas mãos dos nossos conterrâneos, o Neca de Cavez, o Carvalho do Samão, aos quais se juntam arrojados “cantadores ao desafio”, o Júlio, o Carvalhas e muitas caras conhecidas a fazer coro às cantorias adornadas com pinceladas de bailaricos espontâneos, só não consumados pela exiguidade do espaço disponível ...
foto
Tanto na preparação como no desenvolvimento da iniciativa, a delegação da Emunibasto contou com a colaboração prestimosa de algumas famílias de portugueses ali residentes, bem com ainda da Associação Familiar e Cultural Portuguesa de Neuville-sur-Saone, agora com novo Presidente, o cabeceirense Afonso Carvalho, de Vilela, Riodouro, a quem Ecos de Basto aproveita para desejar um bom trabalho no exercício do cargo para que foi recentemente eleito.
Pelo que nos é dado saber, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto estará de novo em Neuville Sur Saone no próximo mês de Julho, desta feita, com uma representação ao mais alto nível, para comemorar oficialmente o 10º Ano da assinatura do Protocolo de Geminação entre as duas vilas.
Jotel

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.