Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Região

Pela Câmara
EXECUTIVO MUNICIPAL APROVA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA EMUNIBASTO, E. M.

O Centro Hípico é gerido pela EMUNIBASTO desde a inauguração em Agosto 2006
O Centro Hípico é gerido pela EMUNIBASTO desde a inauguração em Agosto 2006
Investimento na Educação, Formação, Cultura, Desporto, Tempos Livres e Turismo

A Emunibasto, E. M. é uma empresa de prestação de serviços para a Educação, Formação, Cultura, Desporto, Tempos Livres e Turismo e desenvolve a sua actividade de acordo com as orientações definidas pelo Município, executando os serviços para os quais se encontra vocacionada e que são da sua competência.
Os documentos aprovados demonstram que a gestão implementada permitiu atingir os objectivos propostos no Plano de Actividades para o ano 2006. A empresa municipal enquanto responsável pelos transportes escolares assegurou todo esse serviço com os meios próprios ou com a contratação de serviços a empresas da especialidade, mas também colocou à disposição da população a sua frota para a execução de transportes, especialmente de crianças e idosos, nomeadamente para viagens de estudo ou deslocações às infra-estruturas municipais, como a Piscina, Pavilhões Desportivos, entre outros.
O Dia Mundial da Criança foi uma grande festa
O Dia Mundial da Criança foi uma grande festa

Dinamizar equipamentos, servir as pessoas

A empresa municipal assegurou o serviço de refeições aos alunos do 1º ciclo das escolas do concelho e a grande parte das crianças do pré-escolar, tendo ao longo de 2006, servido 73.545 refeições. Foi responsável pela implementação das actividades de enriquecimento curricular em todas as escolas do 1º ciclo a partir do início do corrente ano lectivo, que beneficiou mais de 900 crianças e para o qual contratou 26 professores. Foi ainda responsável pela implementação do prolongamento de horário, serviço de apoio à família, na maioria dos Jardins-de-infância do concelho.
Nos Espaços de Convívio e Lazer são prestados cuidados primários de saúde
Nos Espaços de Convívio e Lazer são prestados cuidados primários de saúde
A Emunibasto, E. M., enquanto responsável pela maioria dos equipamentos culturais, desportivos e de lazer do Município de Cabeceiras de Basto, assegurou o seu funcionamento, sem descurar a sua manutenção e valorização, numa perspectiva de promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida dos cabeceirenses, fosse através da prática desportiva, do fomento da cultura nas bibliotecas, com um registo de aproximadamente 8.000 utilizações, da realização de 20 exposições temporárias, da dinamização da Casa da Música, do funcionamento dos Espaços Internet de Cabeceiras de Basto e Arco de Baúlhe, com cerca de 17.000 visitas, entre outras. De destacar a grande actividade desenvolvida nos Pavilhões Desportivos, com médias diárias de utilizadores a rondar os 160 atletas, Piscina Municipal, aproximadamente 20.000 banhos, Centro Hípico e Centro de Educação Ambiental com 11.500 visitas.
A animação popular esteve presente nas várias iniciativas
A animação popular esteve presente nas várias iniciativas

A Formação Profissional, Educação/Formação e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, mereceu grande atenção por parte da empresa, tendo dado continuidade a um trabalho iniciado no ano anterior e para o qual contou com a colaboração especial do IEFP, através dos Centros de Formação Profissional. Mas também o desenvolvimento de projectos de luta contra o abandono escolar ou irradiação do Trabalho Infantil foram desenvolvidos através do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) e do Basto Jovem, este no âmbito do Programa Escolhas.
Relativamente à Ocupação dos Tempos Livres e Lazer de referir o funcionamento dos Espaços de Convívio e Lazer das freguesias, para a população mais idosa, com o desenvolvimento da actividade física, natação, actividade musical, prestação de cuidados primários de saúde, aprendizagem de leitura e escrita, actividades artesanais, jogos e outras e que registou 21.400 presenças ao longo do ano.
Os utentes dos Espaços de Convívio beneficiaram gratuitamente da Piscina Municipal
Os utentes dos Espaços de Convívio beneficiaram gratuitamente da Piscina Municipal
A Emunibasto, foi ainda a entidade responsável pela organização das iniciativas sócio-culturais levadas a cabo em 2006, desde o Cantares dos Reis, a Festa da Orelheira e do Fumeiro, a Semana da Floresta e do Cabrito, a Festa do Associativismo e das Colectividades, a Festa da Educação, Cultura, Formação e Emprego, a Festa da Saúde, da Solidariedade e dos Menos Jovens, as Noites de Verão, a Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, a Feira e Festas de S. Miguel, Encontros diversos, Festival de Teatro, Festa de Natal dos Idosos, entre muitas outras que constam dos documentos agora aprovados.
De referir que a maioria destas iniciativas contou com a cooperação de muitas associações, clubes, instituições sociais, económicas e de solidariedade do concelho, a colaboração das Juntas de Freguesia e de diversos serviços da Administração Pública e o apoio de empresas locais.
Segundo informação divulgada, os documentos de prestação de contas da empresa, que evidenciam no Balanço um total de 1.467.695 €, certificadas pelo Revisor Oficial de Contas, mereceram a aprovação do executivo municipal.
Em 2006 foram servidas 73.545 refeições às crianças do 1º ciclo e pré-escolar
Em 2006 foram servidas 73.545 refeições às crianças do 1º ciclo e pré-escolar


Ensino do Inglês e actividades e enriquecimento curricular do 1º Ciclo

A Câmara Municipal ratificou ainda nesta reunião ordinária do executivo municipal uma Adenda ao Contrato-Programa do Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo, celebrado com o Ministério da Educação. Ratificou também a proposta da Comissão Municipal de Toponímia de alteração do nome da Rotunda do Pinheiro para Rotunda da Europa, na vila de Cabeceiras de Basto.
Arora Cunha apadrinhou provas de atletismo na Semana da Floresta e do Cabrito
Arora Cunha apadrinhou provas de atletismo na Semana da Floresta e do Cabrito















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.