Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Região

Ministro da Agricultura preside aos actos evocativos do Dia da Europa

Ministro da Agricultura presidiu à abertura do Ponto de Informação Europe Direct
Ministro da Agricultura presidiu à abertura do Ponto de Informação Europe Direct
O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime Silva, procedeu no dia 9 de Maio, em Cabeceiras de Basto, à abertura do Ponto de Informação Europe Direct, localizado no Espaço Jovem desta vila, perante autarcas, muitos jovens e outros convidados que ali se deslocaram para se associarem às comemorações do Dia da Europa. Trata-se de um serviço que resulta da parceria do Município com o Centro de Informação Europe Direct do Entre Douro e Minho, sedeado em Braga, que a partir de agora disponibiliza informação sobre Europa à população Cabeceirense.

Semana da Europa: informar e sensibilizar a população

No âmbito do programa das comemorações levadas a cabo neste Município desde o passado dia 2 de Maio, com a realização de um conjunto de actividades lúdico-formativas, culturais e políticas, este membro do Governo procedeu também ao lançamento da 1ª pedra do futuro monumento à Europa, a implantar numa das principais rotundas da vila de Cabeceiras de Basto, onde a partir de hoje todos os países da União Europeia estão representados através das suas bandeiras.
Ministro da Agricultura e Presidente da Câmara no lançamento da 1ª pedra da Rotunda da Europa
Ministro da Agricultura e Presidente da Câmara no lançamento da 1ª pedra da Rotunda da Europa
Numa cerimónia simples, o Ministro ouviu mais de uma centena de crianças interpretar o Hino da Europa enquanto que outros jovens hasteavam as 27 bandeiras dos estados membros, assim como a bandeira da Europa.
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, agradeceu a todos os presentes e referiu que o envolvimento das crianças e jovens nas diversas actividades levadas a cabo nos últimos dias tiveram em vista informar e sensibilizar esta faixa etária da população para as questões europeias e os valores subjacentes à sua constituição. Por outro lado, este programa de comemorações pretendeu reconhecer a importância da integração de Portugal nesta Comunidade de Países Europeus no desenvolvimento do país no seu todo e neste caso em particular do concelho. “Cabeceiras de Basto quer ser grato à Europa e por isso quis comemorar esta data com a designação toponímica de uma rotunda estrategicamente localizada à entrada da vila para simbolizar o desenvolvimento que o nosso concelho tem tido graças ao contributo da União Europeia”, disse o edil Cabeceirense que referiu também “querer homenagear a Comunidade Europeia enquanto entidade agregadora de povos e culturas que adoptou os valores da paz e da solidariedade e fomentou a União de vários países em torno de princípios democráticos em prol de uma comunidade económica e socialmente mais justa e mais desenvolvida. Estamos com estas iniciativas a contribuir para aproximar a Europa dos seus cidadãos”, referiu o autarca.
Vereadora Profª Stela Monteiro distribuiu material informativo alusivo à Europa na EB1 de Refojos
Vereadora Profª Stela Monteiro distribuiu material informativo alusivo à Europa na EB1 de Refojos

“Não estamos apenas a celebrar um momento histórico, mas também a construir a Europa”

Por sua vez, o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime Silva, agradeceu o convite, realçando a importância das comemorações do Dia da Europa. Apesar de a Europa celebrar este ano 50 anos, “não estamos apenas a celebrar um momento histórico, mas também a construir a Europa”. O Ministro disse ainda, “tratar-se de uma construção que é de todos nós, cuja informação deve chegar a todos os europeus e nesse sentido a inauguração desse ponto de informação Europe Direct, é uma garantia de que também as regiões do interior têm acesso”. Na oportunidade o Ministro referiu “que o Plano de Desenvolvimento Rural dos próximos sete anos tem que aplicar um princípio que é elementar para Portugal, a solidariedade entre as regiões e a coesão no país, para que os fundos comunitários possam chegar onde é mais necessário, resolvendo desta forma também alguns dos problemas dos grandes centros urbanos”. Este membro do Governo aproveitou para elogiar os grandes nomes que ajudaram a construir a Europa tais como Jean Monnet e Robert Schuman, mas também Jacques Delors que soube ser o presidente de todos os europeus e soube impor o principio da solidariedade, através do fundo de coesão, fundo europeu de desenvolvimento regional reforçando aquilo que é hoje a vertente do desenvolvimento rural na política agrícola comum. Lembrou ainda o português Mário Soares que “nos ancorou à Europa e à democracia, o melhor regime que se pode ter.”
A representação da peça de teatro "Uma viagem à União Europeia"  para alunos do 7º ano
A representação da peça de teatro "Uma viagem à União Europeia" para alunos do 7º ano

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.