Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-04-2007

SECÇÃO: Última Página

Cabeceiras recebeu Encontros de Basto

A promover pela décima vez consecutiva, Cabeceiras serviu de cenário para a realização de mais uma edição dos Encontros de Basto. Trata-se de um evento, organizado anualmente pelo Centro de Formação de Basto, que percorre de forma rotativa os quatro concelhos de Basto, com o intuito de agregar a comunidade educativa desta região, em espaços de reflexão, debater e partilha de preocupações e de experiências ao nível da educação.
Com um programa vasto e diversificado, ao longo de 3 dias, alunos, professores, autarcas e diversos agentes ligados ao sector da educação, debateram temas como “Os direitos Humanos: uma questão de equidade social”, olharam a adolescência, a sexualidade e os hábitos e comportamentos de risco nos jovens e também, a prevenção de situações de risco e a igualdade na educação em painéis de grande qualidade atendendo à sua valia técnica, educativa e social, à diversidade dos temas e à qualidade académica dos prelectores.
Paralelamente decorreu nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a décima feira das profissões, das ideias e dos projectos, onde marcaram presença instituições de ensino profissionalizante e universitário, a que se associaram as academias do exército e da marinha, divulgando cursos e áreas de formação possíveis tendo em vista a qualificação dos jovens da região. Marcaram ainda presença neste certame por onde passaram centenas de alunos e professores, além de público em geral, os Municípios de Basto, os agrupamentos de escolas de Cabeceiras e outras entidades, cuja área de intervenção se relaciona com o sector educativo e as diferentes saídas profissionais.

foto

Idália Moniz encerrou Encontros de Basto

A encerrar estas jornadas educativas esteve a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Drª Idália Moniz, que na ocasião e a propósito do tema em debate “Igualdade na Educação: Prevenção de Situações de Risco”, realçou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de “amparar” as crianças e jovens mais desprotegidos e desfavorecidos deste país. Apesar do longo caminho que há a percorrer, realçou, a necessidade de estabelecer parcerias e concertar esforços com diversas entidades tendo em vista optimizar as medidas regulamentadas. Na ocasião aquela Governante, lamentou o facto de se dar grande enfoque às “tragédias” vindas a público nos últimos anos, anulando por completo todo o trabalho que vem sendo feito em prol do bem estar de milhares de crianças e jovens a viver em situações precárias e de risco, que os serviços já identificaram e acompanham no seu dia a dia.

No programa da décima edição dos Encontros de Basto, houve ainda espaço para o fomento de provas desportivas, actividades radicais, a que se associou também a componente do lazer com a realização de um percurso turístico pelos principais pontos de interesse do rico património cultural e paisagístico deste concelho, onde participaram vários participantes desta décima edição dos Encontros de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.