Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-04-2007

SECÇÃO: Região

DEPUTADOS DO PS/BRAGA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA VISITAM CABECEIRAS

Os deputados eleitos pelo PS/Braga na Assembleia da República visitaram Cabeceiras de Basto para “verificar in loco a importância que a Câmara Municipal está a dar às questões da formação e qualificação, educação ambiental e ao desenvolvimento sócio-económico do concelho”.
Um grupo de deputados da Assembleia da República, eleitos pelo Partido Socialista pelo distrito de Braga, visitaram no dia 23 de Abril, Cabeceiras de Basto, no âmbito das actividades definidas no seu plano de acção que estabelece a realização de visitas temáticas e outras aos diferentes concelhos do distrito para tomarem contacto com as realidades locais, os investimentos, os constrangimentos e outras eventuais dificuldades com que autarcas, investidores e outros agentes locais se debatem actualmente.

Deputados visitaram o Centro Hípico
Deputados visitaram o Centro Hípico
Os deputados, acompanhados pelo Presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, pelos vereadores e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, passaram pelo local onde vai ser construído o novo Tribunal e ficaram a saber que está tudo pronto para ser adjudicada a obra. De seguida, visitaram as obras de construção da Unidade de Internamento, edifício acoplado ao actual Centro de Saúde, tendo sido informados que esta Unidade vai integrar seis enfermarias com um total de dezasseis camas e que estará pronta antes do final do corrente ano.
Durante a manhã os deputados estiveram ainda no Centro de Educação Ambiental, espaço de exposição de fauna e flora da região e que tem servido, desde a sua inauguração em 2001, para além das visitas da população em geral, como espaço pedagógico por onde passam anualmente milhares de alunos das escolas de vários pontos do país. Este espaço integra ainda um circuito de manutenção, um polidesportivo e um Centro Hípico. Nesta última infra-estrutura os deputados puderam verificar a qualidade de um investimento único, auto-sustentável, já que para além do alojamento de cavalos das raças lusitana e garrana, promove formação, competição e lazer. Inaugurado em Agosto de 2006, tem já inscritos quatro dezenas de alunos com formação programada para além de aulas individuais muito procuradas por amantes do hipismo. Passeios equestres, corridas de cavalos, e saltos são outras das actividades que se desenvolvem neste Centro Hípico.

Educação, formação e tecido empresarial na agenda dos deputados
Deputados visitaram a Escola Tecnológica de Lameiros
Deputados visitaram a Escola Tecnológica de Lameiros

Os deputados passaram pela Escola Tecnológica de Lameiros, estrutura da responsabilidade da autarquia cabeceirense e onde se desenvolvem, desde a sua abertura em Abril de 2005, acções de formação profissional, educação e formação, certificação de competências, entre outras, tendo na oportunidade o Presidente da Câmara referido que neste momento é preocupação da autarquia criar uma verdadeira escola profissional, estando a desenvolver contactos com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade tendo em vista o estabelecimento de parcerias que permitam institucionalizar esta Escola. Ficaram também a saber que a Câmara Municipal celebrou já um protocolo com o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave no sentido de iniciar em Cabeceiras de Basto cursos de especialização tecnológica que se espera vir a acontecer muito em breve.
Os deputados visitaram logo a seguir uma unidade fabril têxtil implantada na Zona Industrial de Lameiros que emprega 30 trabalhadores, e que tem como principais clientes algumas empresas multinacionais de que é exemplo a Zara. Passaram também pelo Entreposto Comercial, sediado na Zona Industrial de Olela-Basto, equipamento da responsabilidade de uma Associação local, destinado especialmente à transformação e embalagem de carnes de raças autóctones como caprinos, bovinos e porcinos (cabrito das Terras Altas do Minho, bovinos da raça maronesa e barrosã e porco bísaro).
A propósito da visita Miguel Laranjeiro disse que os deputados do Partido Socialista vieram a Cabeceiras de Basto para «verificar in loco a importância que a Câmara Municipal está a dar às questões da formação e qualificação, educação ambiental e ao desenvolvimento sócio-económico do concelho». Referiu, ainda, que «sendo o distrito de Braga um distrito do litoral, tem também zonas de interior, onde os autarcas, nomeadamente o autarca de Cabeceiras de Basto tudo tem feito para criar condições para que esta interioridade se sinta menos. Para nós, é importante estar presente no terreno para conhecer as políticas, os investimentos e as dinâmicas que se vão gerando e que resultam do aproveitamento das potencialidades locais que tão bem tem sido conseguido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pelo seu presidente em particular».

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.