Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2007

SECÇÃO: Região

Joaquim Jorge Carvalho lança "Inquietação de Barcos"

Integrada no âmbito do programa da Semana da Floresta que a Autarquia de Ribeira de Pena levou a efeito de 20 a 24 de Março, decorreu no Casa do Povo daquela vila, o lançamento da obra “Inquietação de Barcos”. Uma obra de autoria do Dr. Joaquim Jorge Carvalho, ilustre colaborador do jornal Ecos de Basto.

foto
Perante professores, autarcas, Ribeirapenses e demais convidados, o autor deu à estampa uma colectânea de poemas que abordam o tempo, o mar, a palavra, o amor e os barcos, divididos em cinco capítulos e que reflectem o pensar de um homem que navega para lá dos montes. Nascido em Coimbra, licenciado em Literaturas Modernas e Mestre em Estudos Portugueses, o autor imigrou por razões familiares e profissionais para Ribeira de Pena, exercendo actualmente a sua profissão na escola EB 2-3 de Arco de Baúlhe.
A sua escrita reflecte a ausência do oceano, sendo uma espécie de visita a estes lugares de navegação e apetecida liberdade que o mar apresenta. Fechado no interior, descobre que os montes, as serras e as montanhas são mares petrificados. O livro (este livro) é uma ilha e a visita aos lugares da navegação e apetecida liberdade que o mar representa.
Joaquim Jorge Carvalho lança o seu 6º livro
Joaquim Jorge Carvalho lança o seu 6º livro
Há uma década a viver em Ribeira de Pena, Joaquim Jorge Carvalho, publicou vários trabalhos de que se destacam “desapontamentos dos dias” (poesia), “Quem Corre por gosto não Quê?” (novela), “A depressão das laranjas” (novela), “O Livro dos Negócios, das adivinhas e dos provérbios “ (romance) e o “Nome da Luz” (novela).
O autor que “escreve pela única razão que vale a pena: não ser capaz de não escrever” obteve ainda o 1º lugar no Concurso Nacional de Poesia Cesário Verde (Revelação), Oeiras, 1995; o 1º lugar no Concurso Literário de Contos SPRC Coimbra, 1992 e 2001 e o 1º lugar no Prémio Branquinho da Fonseca – Ficção, Cascais, 1997.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.