Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-03-2007

SECÇÃO: Região

Distrito de Braga com novos postos de vigia a incêndios

O distrito de Braga vai ter durante a próxima época quente, mais 15 novos postos de vigia de incêndios, sendo um deles em Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR que já está a preparar a época quente e, por isso, de maior risco à deflagração de incêndios, encontra-se a fazer um levantamento, que se prevê concluído no final de Março, sobre o estado dos postos de vigia já existentes e, na análise da rede, para ver se há necessidade de instalar mais estruturas de vigilância, ainda que as existentes se encontrem em estado bastante razoável, necessitando sobretudo de apetrechamento técnico e tecnológico.
Assim, para além dos 11 postos já existentes, serão necessários mais quatro em lugares estratégicos, nomeadamente nos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Terras de Bouro, de forma a enfrentar a chamada época de fogos, que se prevê começar a 1 de Maio. Cada posto terá uma pessoa a fazer vigilância directa continua, encarregue de informar o Centro Distrital de Operações e Socorro sempre que avistar fumo ou actos suspeitos.
Estes postos de vigia ainda que actualmente coordenados pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, não vislumbram alterações significativas no que reporta ao seu funcionamento enquanto estruturas dependentes da Direcção-Geral dos Recursos Florestais.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.