Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2007

SECÇÃO: Espaço Europeu

Equipa veterinária para situações de crise

A União Europeia vai passar a dispor de uma equipa veterinária, composta por especialistas em doenças animais e com capacidade para reagir rapidamente em caso de aparecimento de situações como gripe das aves, febre catarral dos ovinos ou febre aftosa em qualquer Estado membro ou país terceiro.

foto
Sempre que necessário, estes especialistas poderão ser enviados para o terreno para disponibilizar assistência técnica às autoridades locais, cooperando no controlo das doenças. Esta equipa está também vocacionada para colaborar estreitamente com os especialistas de outras entidades internacionais como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) ou a Organização Internacional das Epizootias (OIE).
A criação desta equipa foi aprovada pelos Estados membros no âmbito do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal, dando assim carácter oficial a um mecanismo de apoio que já existe há vários anos e que permitiu, por exemplo, ajudar a Turquia e Roménia na luta contra a gripe das aves.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.