Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2007

SECÇÃO: Região

“Políticas de Futuro”
NOVAS OPORTUNIDADES PARA O MUNDO RURAL FOI TEMA DE CONFERÊNCIA

O Director Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, Dr. António Ramalho, deslocou-se a Cabeceiras de Basto no dia 23 de Fevereiro para participar na conferência subordinada ao tema “As novas oportunidades para o mundo rural entre 2007 – 2013”, promovida pela Câmara Municipal no Auditório, nos Paços do Concelho.
O tema em debate nesta, que foi a 9ª conferência deste ciclo, permitiu a abordagem de diversas questões à luz do QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional e de novas medidas dirigidas à revitalização das regiões do interior.

O tema "Novas Oportunidades para o Mundo Rural" atraiu numeroso público
O tema "Novas Oportunidades para o Mundo Rural" atraiu numeroso público
A desertificação humana do mundo rural, a qualificação da mão de obra, as novas culturas agrícolas, o aproveitamento económico das potencialidades florestais, a certificação e valorização dos produtos locais, tais como as carnes das raças autóctones, os vinhos e o turismo foram alguns dos assuntos importantes que mereceram a atenção do conferencista e do numeroso público presente que participou no debate, o qual suscitou grande interesse nesta região.

Inovar para melhor competir

Na ocasião, o Dr. António Ramalho, explicou aos presentes quais as linhas de desenvolvimento previstas neste quadro estratégico que aposta na inovação, competitividade e gestão sustentável do espaço rural. Os projectos de cariz ambiental e de valorização do interior são valorizados neste QREN 2007-2013.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Barreto, reforçou a necessidade de haver uma parceria entre todos os agentes ligados ao mundo rural, tendo em vista reunir sinergias e potenciar de forma rentável os recursos endógenos desta região. Referiu ainda que só através da reunião de sinergias dos diferentes agentes é possível desenvolver e implementar programas de acção abrangentes, exequíveis e competitivos no âmbito das novas oportunidades previstas neste quadro estratégico para o mundo rural.
Recorde-se que este ciclo de conferências, promovido, mensalmente, pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, destina-se à população em geral e em particular aos quadros da Autarquia, atendendo à sua valia técnica, social e política e ainda à diversidade dos temas e à qualidade académica dos prelectores.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.